una uesc 1

A Prefeitura de Una e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) assinaram um termo de contrato para residência médica inédito em toda região. O objetivo é viabilizar a formação de profissionais da área de saúde para atuarem na rede pública de saúde e fortalecer a assistência à população do município. O termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) foi assinado pela secretária da Saúde de Una, Gleiciane Birschner, e pela reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, com as presenças do diretor do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) da universidade, Cristiano Sant’Anna Bahia, e da professora Maria Bitencourt, preceptora da residência.

una uesc 2

O contrato vai viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de Residências em Saúde no município de Una, com garantia de estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campo de prática, mediante a integração ensino-serviço-comunidade, em toda a Rede Pública de Saúde ofertada pelo município à população, através da integração Saúde-Escola, estruturada em programas de formação. A médio prazo, essa parceria trará melhorias no atendimento à população, pois aumenta a oferta de médicos que estarão atuando na rede pública.

A Prefeitura de Una e a Universidade terão responsabilidades mútuas quanto às Ações de Integração Ensino-Serviço, a infraestrutura e cogestão pedagógica. Ao município de Una caberá reorientar o modelo assistencial do SUS Una, fortalecendo a integração da educação ao planejamento e às ações de saúde? reafirmar o modelo a partir do fortalecimento da Atenção Básica com foco na promoção, proteção e recuperação da saúde, considerando os recursos estratégicos da educação permanente, cogestão e gestão da clínica.

“É uma parceria boa para os dois lados quando o município compreende o retorno estratégico de uma ação como esta gera em todos os âmbitos, especialmente na qualidade de vida da população”, destacou a reitora. “Este é um momento muito importante para nosso município. Por meio dessa parceria temos certeza que vamos avançar na promoção da saúde, reforçando o trabalho assistencial e humanizado que estamos realizando em Una. É uma parceria muito importante que só traz benefícios para toda sociedade”, ressaltou Gleiciane Birschner.