Palestra do empresário Lauro Freire (1)

A XIII Fenopo – Feira de Negócios e Oportunidades – da Faculdade de Ilhéus contou com diversas atividades acadêmicas, como palestras, minicursos, oficinas, pôsteres e exposições, com intensa participação de estudantes, professores e pessoas da comunidade, tendo como tema central “Ideias e Negócios Sustentáveis: Criatividade, Empreendedorismo e Inovação”. Na abertura oficial do evento, no auditório Professora Adélia Melo, o diretor da Praxio (empresa para a gestão de transporte e logística), Lauro Freire, proferiu palestra sobre o tema “Da startup à liderança do mercado: sonhos e desafios”, baseada na história da empresa, desde a criação, as fases de desafios, de dificuldades e as conquistas.

lisa (1)Ele contextualizou sua experiência para poder contribuir com uma série de dicas de empreendedorismo, de planejamento, do trabalho em equipe, de motivação. “O pano de fundo seria essa história, que começou há 30 anos, comigo e um sócio, e depois fomos expandindo, e hoje temos 500 pessoas trabalhando conosco”, enfatizou.

“Uma dica que dou é prestar muita atenção às pessoas, ao time. São elas que fazem a coisa acontecer. Você tem que estar sempre preocupado em motivar esse pessoal, dar desafios, para poder a equipe estar sempre vibrante. Outra dica é o planejamento, mesmo que você o corrija milhões de vezes. O planejamento vai te dar um norte pra você pelo menos saber onde está indo, caso contrário, pode estar indo para um lugar pensando que é certo e não é. O planejamento detalhado e revisado vai ajudar você a minimizar alguns riscos”, disse o professor.

Na manhã do dia 25, um painel com especialistas abordou o tema “Novas perspectivas dos meios alternativos de solução de conflitos”, com a terapeuta Elizabeth Margherite Santos Buchler e os juízes de direito Helvécio Giudice de Argollo e Sandra Magali Brito Silva Mendonça e a professora Mayanna Ferreira Ribeiro Floriano.

À noite, o procurador federal e professor Frederico Augusto Di Trindade Amado falou sobre Direito Ambiental no auditório literalmente lotado. Advogado e Mestre em Planejamento Ambiental, ele iniciou a palestra falando sobre o empreendedorismo na área jurídica e contou a história do curso online de Direito Ambiental, que já conta com 890 alunos matriculados. Para Amado, as redes sociais são um instrumento importante para as ações empreendedoras.

O palestrante parabenizou o curso de Direito da Faculdade de Ilhéus por manter em sua grade curricular a disciplina Direito Ambiental, já que não é uma obrigação preconizada pelo Ministério da Educação. Segundo afirmou, o Direito Ambiental brasileiro começou a se corporificar de 1981 para cá, mas ainda há uma ineficácia da legislação ambiental. “Estamos engatinhando, principalmente em época de crise econômica, que é quando não se cumpre a legislação, o que piora a situação da proteção ambiental”, acrescentou.

Mas enfatizou que no mundo atual as empresas e as pessoas são levadas a empreender com base no sistema da Economia Verde, com iniciativas que incluam, por exemplo, a produção de energia solar e o aproveitamento da água da chuva e o reuso de outras águas. “A tendência é o uso de tecnologia com menor impacto ambiental, formas de ser ecologicamente correto”, assegurou.

Direitos Humanos – Na sexta-feira, também à noite, o advogado e professor (ex-aluno da UESC), Dimitri Nascimento Sales, surpreendeu com sua abordagem do tema “Democracia, Direitos Humanos, Novos Sujeitos Democráticos e Diversidade Sexual e de Gênero.” O professor, especializado em Direitos Humanos, disse que a partir da Segunda Guerra o mundo acordou para a dignidade humana, mas que essas conquistas são sempre cristalizadas por lutas e conflitos.

Sobre as minorias, sob o ponto de vista sociológico, Dimitri Sales considera que no Brasil ainda há muito para avançar. Após relatar a história política do país, através de golpes militares e parlamentares, o professor disse que a comunidade LGBT ainda não conquistou o pódio da dignidade humana nem na Constituição Brasileira. Para ele, a prática livre da sexualidade tem relação direta com a liberdade e com a autonomia do ser humano.

“Gostaria de ressaltar que estamos vivendo um processo muito delicado na história do Brasil, em que a nossa democracia está em risco. Se nós perdermos o rumo do estado democrático de direito, se nós não nos atentarmos para os caminhos que a democracia aponta, nós não teremos direitos humanos para ninguém e não conseguiremos concluir a marcha em favor da defesa da pessoa humana, ao reconhecer, por exemplo, direitos sexuais e de gênero, como direitos humanos. O que está jogo no Brasil no dia de hoje, nesse momento histórico, é a preservação de uma democracia que respeite todas as diferenças”, afirmou Sales.

E no dia 27, sábado, o enfermeiro James Francisco Pedro dos Santos encerrou o ciclo de palestras com o tema “Segurança do Paciente”, aspecto fundamental em qualquer ambiente de saúde. “Quando a gente fala da segurança do paciente, a gente quer promover o ambiente da pessoa doente para que tenha o menor risco possível de qualquer evento adverso que possa acontecer com ele em detrimento da ação de um profissional de enfermagem ou de outra área da saúde, alertou.

São patrocinadores da XIII Fenopo, a Caixa Econômica Federal, Santander, Prefeitura de Municipal de Ilhéus, Senac, Dom Palito Gelateria, Record TV Cabrália, Batuba Beach e Grupo Guardian de Segurança. A Fenopo contou também com o apoio da Terceira Via Formaturas e Eventos, Uniodonto, RCM Propaganda, Óticas Cardoso, Unimed Ilhéus, Gráfica e Editora Mesquita, Clínica AMO, Sebrae, Senar e A Parceira.