hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Secretários de saúde do Litoral Sul conheceram a Policlínica Regional de Jequié

poljeq 2

A região Sul da Bahia está prestes a receber a Policlínica de Saúde, que será instalada em Itabuna e vai atender 32 municípios integrados ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde. Pensando nisso, o Fórum de Secretários de Saúde – FORSEMS, com o apoio da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc, realizou uma visita a Policlínica de Jequié nesta quarta-feira, 10, com o objetivo de conhecer a estrutura física e administrativa, a fim de definir ações específicas que serão trabalhadas no equipamento sulbaiano.

Ignês Lopes Oliveira apresentou ações da policlínica de JequiéA unidade foi inaugurada no ano passado, e hoje oferece atendimento a uma população de 500 mil habitantes, de 28 municípios consorciados em 14 especialidades médicas, empregando mais de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros e apoio administrativo. Segundo a diretora da Policlínica, Ignês Lopes Oliveira, a policlínica foi pensada a partir do modelo do estado do Ceará, mas foram feitas adaptações para atender a realidade local, com o envolvimento dos secretários municipais de saúde na regulação dos serviços.

Nessa perspectiva, os secretários possuem um papel fundamental no planejamento, nas escolhas dos procedimentos (consultas especializadas, serviços de apoio e opcionais), na regulação e consequentemente na gestão do equipamento. Por isso, o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, considerou a visita importante, pois “contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os aspectos práticos do funcionamento da estrutura, e envolveu o conjunto de secretários para que eles possam construir, definir e apontar conjuntamente os procedimentos que serão trabalhados na Policlínica em Itabuna”.

O secretário de saúde de Itapé e vice-presidente do Forsems, Ronaldo Mota, parabenizou a iniciativa da Amurc, Uesc e do Consórcio de Saúde em promover essa visita, com a finalidade de conhecer uma policlínica que atende muitos municípios, no qual, o modelo visa atender as demandas reprimidas dos municípios. “A visita foi importante para esclarecer sobre gargalo de todas as secretarias, que é a regulação, de como será feita. A gente vai conseguir monitorar e realizar as regulações certas”.

A visita também contou com a participação do presidente do Consórcio de Saúde, que também é prefeito de Almadina, Milton Cerqueira. Segundo ele, a visita foi uma experiência fundamental, principalmente no momento em que os municípios estão envolvidos no processo de planejamento das ações para a policlínica no Sul da Bahia. Ele ainda chamou a atenção dos secretários sobre a necessidade de união em prol do bem comum de todos os municípios, visando otimizar os procedimentos médicos. “Se todos se unirem, será mais fácil adequar os exames de cada um, favorecendo o melhor atendimento da policlínica”, destacou.

Apoio

A visita técnica a Policlínica de Jequié foi uma reivindicação do Fórum de Secretários de Saúde, bem como solicitação dos prefeitos consorciados, que buscam mais informações sobre o funcionamento, operação e custeio deste equipamento. As ações foram desenvolvidas pelo Programa de Apoio Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – AGIR da Amurc, em parceria com a Pró-Retoria de Extensão da Uesc.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031