Sala de aula no Mestre Paulo dos Anjos (18)Faltando apenas um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro, os estudantes da rede estadual de ensino estão intensificando os estudos dentro e fora da escola. Para isso, eles contam aulões e simulados realizados nas suas unidades de ensino e, também, com o acesso a mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, os estudantes já estão na contagem regressiva. Desde o início do ano, o colégio vem realizando aulões para que os estudantes revisem os conteúdos mais cobrados no ENEM. Os próximos estão marcados para os dias 16, 17 e 18 de outubro. Após isso, serão realizados simulados com a mesma estrutura do ENEM, nos quais os estudantes terão seus conhecimentos testados antes do exame.

As estudantes Stephanie Araújo, 17, 3° ano, e Railane Anjos, 17, 3° ano, afirmaram que estão estudando muito para as provas. “Minha rotina de estudos está muito corrida e estou aproveitando ao máximo as revisões para fixar melhor os assuntos”, disse Stephanie. Já sua colega Railane afirmou: “estou muito ansiosa para as provas e, por conta disso, estou dando mais atenção para os conteúdos das disciplinas exatas, que são as que eu tenho mais dificuldade. No entanto, estou aprendendo bastante com as dicas passadas pelos professores nos aulões”, revelou.

Segundo a professora de Química do colégio, Marlene Alves Oliveira, os assuntos mais prováveis de serem cobrados na prova de Química do exame são Cinética, Química, Termoquímica, Eletroquímica e Química Orgânica. “Estou revisando com os alunos diversas questões das provas dos anos anteriores e o diferencial é poder discutir as respostas. Deixei para abordar os assuntos mais complexos nesta reta final, pois possuem muitas fórmulas e cálculos e, por isso, precisam estar mais frescos na cabeça do aluno para que ele não esqueça e possa fazer uma boa prova”, comentou.

Já o Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador, também promove aulões e simulados. Os próximos simulados acontecerão nos dias 11, 17 e 25 de outubro. Além disso, a unidade está com uma parceria com estudantes e professores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que, uma vez no mês, dão aulas de redação no contraturno para os estudantes do 3º ano. Além de dicas, os alunos recebem o feedback dos professores, que corrigem as redações e dão a devolutiva com comentários.

Conteúdos digitais – Os mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais gratuitos disponíveis no Portal da Educação são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos. Além disso, há links para softwares de apoio para produção e colaboração, visando que os educadores participem com produção própria. Na plataforma digital ainda consta uma rede social educacional, denominada Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias.

No Portal da Educação, os estudantes também podem acessar as vídeos-aula do programa do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) – ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado que garante aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia a conclusão do Ensino Médio. As aulas do EMITec são transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado, diretamente do IAT.