Foto_Fernando Vivas_GOVBA (1)

Atualizar delegados, escrivães e investigadores sobre o processo eleitoral e o papel da Polícia Civil de todo o estado durante as Eleições 2018, que acontecem no dia 7 de outubro. Esse foi o objetivo da palestra realizada na tarde desta quinta-feira (27), na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Salvador, em parceria com o Tribunal Eleitoral Regional da Bahia (TRE-BA).

Foto_Fernando Vivas_GOVBARepresentante do TRE-BA, Jaime Barreiros falou sobre a organização das eleições e apresentou informações gerais sobre cada cargo disputado, sistema de votos, entre outros assuntos. “A Polícia Civil tem um papel muito importante na garantia da lisura do processo eleitoral. Então, nós mostramos, por exemplo, as principais condutas vedadas nas eleições, os principais crimes eleitorais, quais são as garantias dos eleitores e como a polícia poderá agir dentro da legalidade para manter a estabilidade do processo democrático”, declarou.

A delegada chefe da Corregedoria da Polícia Civil, Kátia Abude, destacou que a palestra representa “um momento muito importante para nossa instituição, porque permite reunir os nossos representantes que estão envolvidos no processo de eleição. A Academia de Polícia tem essa função de trazer os nossos servidores para estudar”.

Já o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Flávio Góes, comentou que “o crime eleitoral muda muito, através de resoluções e do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], porque algumas atividades típicas não estão dispostas em lei. Então, precisamos nos atualizar para que possamos dar o melhor atendimento à população”.