uescNa próxima sexta-feira (28) e sábado (29) dois eventos serão realizados pelo Programa Universidade para Todos (UPT), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), O primeiro é a I Roda de Diálogos Pedagógicos UPT, com a participação de da coordenação estadual do Programa, na Secretaria de Educação da Bahia. O segundo será o “Encontrão Diálogos Pedagógicos”.

Os eventos terão lugar no auditório do Centro de Arte e Cultura da UESC, no bairro Salobrinho, em Ilhéus. “O objetivo é socializar trajetórias e experiências vivenciadas no Projeto Universidade Para Todos, por meio de relatos  de monitores, alunos, professores/especialistas, ex-alunos, pessoas de apoio pedagógico e administrativo,” conforme explica o coordenador Geral do UPT, na UESC, professor Rafael Calmon de Oliveira.

Na sexta pela manhã estão previstos “Roda de Conversa, socializando trajetórias no UPT”, “Trajetória de aluno a monitor”, “Rumo a Universidade”, “ex-alunos UPT cursando a Universidade”, pessoal de apoio pedagógico administrativo (ressignificando olhares e fazeres). Prosseguindo à tarde com o planejamento do seminário UPT 2018 e discussão e apresentação pelas Universidades Estadual de Santa Cruz e Estadual de Feira de Santana da construção da proposta preliminar por área do conhecimento do material complementar e a noite será feita uma visita técnica às turmas do projeto.

No dia seguinte (sábado), será a vez do Encontrão reunindo turmas de estudantes do UPT em Ilhéus, Itabuna, Almadina, Camacan, Canavieiras, Coarací, Floresta Azul, Gandú, Ibucaraí,  Itacaré e Itapé. Este evento tem a finalidade de socializar informações de como os alunos do UPT pode se preparar para o Enem 2018.

UPT

O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004 e o Decreto nº 17.610, de 18 de maio de 2017, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.

Em 2018, foram disponibilizadas 14.000 vagas em cerca de 176 municípios do Estado da Bahia, com 237 locais de funcionamento. O curso presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.