SEBRAE ITABUNA Foto Mauricio Maron unnamedO Sebrae promove nesta terça-feira, 25, na unidade da instituição, em Ilhéus e na quinta-feira, 27, no Palace Hotel, em Itabuna, o Workshop sobre o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial. As inscrições gratuitas já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae ou em uma das agências da instituição, pelos telefones (73) 3634-4068 / (73) 99974-2263, em Ilhéus ou (73) 3613-9734/99974-2262, em Itabuna.

Além do destaque para a temática central, em Ilhéus, será abordado sobre o impacto da Reforma Trabalhista e do eSocial para micro e pequenas empresas. O workshop vai orientar os microempreendedores individuais que têm funcionário e os donos de micro e pequenas empresas sobre as novas regras do Programa eSocial. “O evento visa orientá-los sobre a importância de estarem atentos a declaração de dados dos empregados e ao cumprimento dos prazos para que não venham ser penalizados”, declarou o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima.

O sistema informatizado busca alinhar informações passadas pelos empregadores sobre seus empregados, relacionados a contribuições previdenciárias, vínculos, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, informações sobre o FGTS, entre outros.

As regras do eSocial passaram a valer desde o dia 1º de julho em todo o país, e é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal. A mudança tem o objetivo de reduzir a burocracia, unificando eletronicamente as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que as empresas devem prestar sobre os seus empregados.

O Sebrae em Ilhéus fica localizado no Edifício Premier Business Center, Avenida Osvaldo Cruz, 74, Cidade Nova. Já em Itabuna, a agência de atendimento do Sebrae fica na Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro. Outras informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800.