jequitibá 1

Pesquisadores do Museu da Casa Brasileira/SP, e do  Instituto de Botânica/SP, acompanhados de técnicos da  Codeter e Ceplac, conheceram o Jequitibá mais alto do Brasil classificado no concurso de  jequitibás, realizado em 2013 pelo Instituto Cabruca. A árvore, da espécie Jequitibá Rosa, que  mede 56 metros de altura e 7,6 metrosm de circunferência.  está localizada na Fazenda Boa Lembrança, em Ubatã, no Sul da Bahia, de espólio de Sandoval Alcântara.

jequitibá 2

Ricardo Cardim do Museu da Casa Brasileira, Luciano Zandona do Instituto de Botânica e os fotógrafos e cinegrafistas Cassio Vasconcelos e Alex Vicitin estão elaborando trabalho técnico/cientifico com a realização de estudos, com pesquisas,  documentação e fotografias, para a edição de um livro destacando espécies arbóreas da Mata Atlântica. O foco é histórico botânico e a importância das plantas na composicão ambiental.

jequitibá 3

Segundo Cardim, “não foram identificadas em áreas de Mata Atlântica no Brasil,  árvores com porte e altura maior que o Jequitibá em Ubatã”. “As árvores da Mata Atlântica no Sul da Bahia são um referencial para todo o Brasil e servem como exemplo de como o cacau contribui para a conservação ambiental”, afirma o técnico da Ceplac, José Mendes