comnsO Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado em 10 de setembro, foi marcado pela distribuição de abraços e conscientização na Unime Itabuna. Alunos e professores da instituição realizaram uma ação que ressaltou a importância do tema e da busca por ajuda. A atividade faz parte do Setembro Amarelo, campanha de conscientização à valorização da vida.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o suicídio é a quarta causa de mortes entre jovens no Brasil. No mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 a 29 anos — a primeira é a violência urbana.

Tratado como um problema de saúde pública, o suicídio tem maior índice entre os homens (79%), mas a maior incidência de tentativa de suicídio está entre as mulheres, conforme os dados do Ministério da Saúde.

Centro de Valorização da Vida

Para integrar as atividades de conscientização do Setembro Amarelo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) interligou as chamadas do número 188 a partir deste mês, chegando a todos os municípios brasileiros de forma gratuita, 24 horas, todos os dias.

O CVV é uma organização que oferece apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e sigilosa todas as pessoas que desejam e precisam conversar.

Além do telefone, o CVV atende por e-mail e via chat por meio do site www.cvv.org.br. De acordo com a instituição, mais de 2 milhões de atendimentos foram feitos em 2017 por esses canais, que contam com aproximadamente 2.400 voluntários localizados em 20 estados e Distrito Federal.