Crédito da Foto André GustavoCom o objetivo de formar líderes engajados no desenvolvimento regional e no empreendedorismo, teve início nesta terça-feira, 24, em Itabuna, o programa Liderar o Futuro. Até o mês de novembro, lideranças de entidades de classe, do poder público, formadores de opinião e líderes de segmentos estarão reunidos em nove encontros, com oito horas de duração para desenvolver competências essenciais de lideranças.

Douglas Burtet, desenvolvedor do programa e primeiro facilitador do Empretec no Brasil, declarou que a iniciativa vai possibilitar aos participantes “a capacidade de liderar conscientes e engajados com causas das micro e pequenas empresas nos seus municípios, gerando impactos positivos no ambiente de negócios e do empreendedorismo”.

De acordo com o coordenador do programa no Estado da Bahia, André Gustavo Barbosa, a formação de liderança é uma ação estratégica do Sebrae, tendo em vista que a sociedade civil organizada tem um papel fundamental para o fortalecimento das cidades.

Nesse sentindo, o programa é desenvolvido a partir de quatro pilares fundamentais. “Esses pilares são voltados para o aspecto pessoal, o relacionamento interpessoal com outros líderes, a elaboração de um projeto específico para a cidade ou instituição e o engajamento de outras pessoas”, destacou.

O programa está estruturado em encontros quinzenais, com oito horas de duração cada, além de um encontro com lideranças de renome estadual e nacional para compartilhar suas experiências, e cinco horas de mentoria por grupo.

“A expectativa é de formação de novos líderes comprometidos e engajados não somente com as causas da entidade, mas com o meio em que vivem”, destacou o presidente da Associação Comercial de Itabuna – ACI, Sérgio Velanes.

Para o secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, Luciano Veiga, o programa cria expectativas de “poder contribuir para a transformação da sociedade a partir dos conhecimentos que serão trabalhados”. (foto André Gustavo)