hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

shopping jequitiba

Audax 400 KM movimenta ciclismo regional

 

FOTO LARGADA AUDAX 400 21-07-2018O Clube de Ciclismo Audax Sulbaiano, sediado em Itabuna, promoveu a prova Audax 400 km, com saída em Itabuna e percurso  pela BR 101, até Aurelino Leal, retornando para Itabuna e seguindo pela BR 415 até Itapetinga, voltando depois para Itabuna, num total de 400 km de prova.

A largada ocorreu às 7:00 horas da manhã de sábado, e os competidores tinham um total de 27 horas, portanto até as 10:00 horas da manhã de domingo, para completar de forma válida o percurso, adquirindo o direito de obter o brevet de 400 km, uma espécie de certificado de conclusão da prova.

O IMPORTANTE É COMPLETAR

Diferente do que ocorre nas provas de ciclismo tradicionais, no Audax o objetivo não é chegar em primeiro lugar, mas completar o percurso dentro do tempo máximo previsto, não importando a ordem de chegada.

O ciclista que pretende participar das provas tipo Audax têm de começar completando validamente a prova de 200 km, para adquirir o direito de avançar para as etapas seguintes, de 300 km, 400 km e outras. Em todo o Norte e Nordeste do Brasil o Audax Clube de Itabuna é o único que realiza provas de até 400 km de extensão.

A PROVA

Vinte e oito ciclistas largaram para o Audax 400, que teve muitas chuvas no início, no trecho entre Itabuna e Aurelino Leal, o que ocasionou algumas desistências. Do total de inscritos, apenas 23 completaram a prova, que apesar de algumas quedas de ciclistas em razão da pista molhada, transcorreu sem incidentes de maior gravidade.

Como a prova ocorre em rodovias abertas para a circulação de veículos e atravessa toda a noite, são obrigatórios o uso de itens de segurança tais como capacete, colete reflexivo, farol e lanternas traseiras por parte de todos os ciclistas.

PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES

Quatro mulheres se encontravam inscritas na prova, sendo duas de Itabuna, uma de Ibicaraí e outra de Ilhéus. Todas completaram o percurso dentro do tempo previsto, comprovando que as mulheres podem competir com excelentes resultados em provas de resistência e esforço continuado, como as do Audax.

RUMO A NOVOS DESAFIOS

Ciclistas de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Vitória da Conquista e de diversos outros municípios baianos vieram para Itabuna, participar desta competição que já começa a se tornar tradicional no calendário de eventos ciclísticos da Bahia.

Ao completar a prova de forma válida os ciclistas, além do brevet e da enorme satisfação pelo desafio vencido, se habilitam para participar de provas com percursos ainda maiores, tais como o Audax 600, que o Audax Clube Sulbaiano pretende realizar no ano de 2019, nas rodovias da  região.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

One Response to “Audax 400 KM movimenta ciclismo regional”

  • Julio Gomes disse:

    Participei das provas de 200 km e 300 km realizados pelo Audax Sulbaiano, de Itabuna. Muito bem organizadas, as provas são realmente um Desafio. Que venham as novas provas previstas para 2019.

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
julho 2018
D S T Q Q S S
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031