O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou que o Ministério Público da Bahia é o mais transparente do País, segundo dados de um estudo. Em segunda e terceira colocação do ranking do Transparentômetro estão os MPs do Maranhão e Pernambuco.  A pesquisa, realizada pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro, avalia os Portais Transparência de 26 unidades do MP dos Estados e dos quatro ramos do Ministério Público da União. Em apenas dois anos, a instituição pulou da 22ª para a 1ª colocação no ranking.

 

O MP-BA atendeu 100% de todos os itens avaliados no primeiro quadrimestre de 2018. São avaliados licitações, contratos e convênios, execução orçamentária e financeira, gestão de pessoas, informações ao cidadão, planejamento estratégico, recomendações, termos de ajustamento de conduta e audiências.  Cerca de 300 itens são avaliados. Segundo a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, o resultado obtido revela o compromisso do Ministério Público da Bahia com a transparência das informações sobre a sua atuação.

 

A chefe do MP-BA disse que desde o início da sua gestão tem trabalhado para atender integralmente cada item exigido pelo CNMP na avaliação do Transparentômetro. “Este resultado é uma demonstração de toda nossa dedicação e do nosso compromisso com a transparência”.