itacanoa 3

Atletas do sul da Bahia estão comemorando a conquista do primeiro Centro de Canoagem da região, inaugurado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (04), em Itacaré, no Sul da Bahia O equipamento, que contou com um investimento de R$ 952 mil da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai alavancar o desenvolvimento da canoagem, por meio de um núcleo de iniciação esportiva e espaço de treinamento para atletas de alto rendimento.

itacanoa 2 (1)Para marcar a entrega, a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) realizou um torneio com a participação de 120 atletas, organizados nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior e Sênior. Um dos competidores foi o estudante Elenilton dos Santos, 15 anos, que deu suas primeiras remadas há um ano, inspirado pela trajetória do canoísta baiano e medalhista olímpico Isaquias Queiroz. “O centro é um incentivo para a juventude que terá na prática esportiva uma oportunidade para construir um futuro melhor”, avaliou o jovem.

O Centro de Canoagem de Itacaré conta com salas de fisioterapia e troféus, além de cozinha, academia, vestiários, garagem para canoas, passarela e deck de madeira. Crianças e jovens atendidas pelo Projeto Remando no Rio de Contas e demais atletas locais utilizarão o espaço para o aprimoramento das habilidades, já vislumbrando a possibilidade de participar das próximas edições dos Jogos Olímpicos. “A meninada, agora, vai ter uma estrutura de excelência para o desenvolvimento da canoagem. É muito importante esse projeto e apoio do Governo do Estado para gente”, explicou o presidente da Associação Ubatense Esportiva de Canoagem (AUEC), Marcos José Costa Lima.

Complexo esportivo

itacanoa 2 (2)O titular da Setre, Vicente Neto, que representou o governador Rui Costa na inauguração do equipamento, lembrou que outros dois centros de canoagem estão sendo construídos pelo Governo do Estado nas cidades de Ubaitaba e Ubatã, também na região sul da Bahia. “As três obras somam um investimento superior a R$ 3 milhões. São equipamentos de altíssimo nível e padrão nacional, que beneficiarão toda a cadeia produtiva do esporte”, afirmou o secretário durante a solenidade, que contou com a participação do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

Na oportunidade, o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, reforçou o impacto social das obras. “Os centros serão espaços de mudança de vidas, por meio do esporte, gerando oportunidades para as pessoas que precisam, têm capacidade e já demonstraram essa competência na canoagem”, disse.