Espetáculo teatral gaúcho se apresenta nesta sexta-feira (2)Acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 19 horas, na Praça Dom Eduardo, no centro histórico de Ilhéus, a apresentação do espetáculo teatral gaúcho ‘Automákina, universo deslizante’. Patrocinado pelo Ministério da Cultura e Petrobrás, e apoio da secretaria municipal da Cultura (Secult) a teatral tem uma hora de duração, com atuação do ator Luciano Wieser. A montagem e desmontagem são desenvolvidas aos olhos da própria comunidade. A direção é de Jackson Zambelli

A produção do espetáculo informa que a peça teatral “apresenta um cenário móvel, resultado de pesquisa inovadora do grupo que propõe levar para a rua um aparato cênico impar em qualidade visual e sonora, Espetáculo teatral gaúcho se apresenta nesta sexta-feira (1)uma máquina gigante medindo sete metros de comprimento por oito metros de altura, o que aumenta a sua dramaticidade. São poucos grupos que pesquisam esta especificidade do teatro com maquinarias, o que resulta em processo rico de arte visual e de intervenção urbana, livre para todo o público”.

Destaca ainda a que o ‘Automákina, universo deslizante’ traz uma linguagem que mescla o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua, o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos fazendo uma metáfora à existência humana. “Trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: a arte da sobrevivência”.

O secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, disse que “é um espetáculo de teatro de rua que tem a proposta de emocionar e é destinado a todas as idades. Com certeza, o ‘Automákina, universo deslizante’ vai surpreender o público desde seu início ao fim. Além disso, a estética do espetáculo é associada à dramaturgia, e a montagem vai trazer várias surpresas e impactar as pessoas que irão assistir”.