hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Em Salvador, PT lança pré-candidatura de Lula e defende unidade

Foto Lula 237O PT/Estadual e de Salvador lançaram hoje, na Faculdade de Arquitetura da UFBA a pré-candidatura à Presidência da República, do ex-presidente Lula. O presidente do PT/ Bahia, Everaldo Anunciação, explica “que a Constituição prevê a suspensão dos direitos políticos de qualquer pessoa somente após o trânsito em julgado da decisão penal condenatória, o que não é o caso do ex-presidente Lula”.

Ele ressalta que a Lei da Ficha Limpa não impede que o ex-presidente participe do processo eleitoral, ainda que sub júdice, enquanto houver possibilidade de recursos plausíveis para instâncias superiores. ”Então, o PT pode registrar o Lula como candidato, mesmo que ele esteja preso”. Everaldo entende que todos os partidos têm direito a lançar candidaturas, mas o PT “buscará sempre a unidade”.

Wagnmer Lula 27O ex-presidente da Petrobras, coordenador da campanha de Lula presidente 2018, José Sérgio Gabrielli, entende que o movimento dos camioneiros, “que tem seus problemas internos é legítimo de resistência contra o aumento do diesel que está absurdo”.

Ele denuncia que o governo decidiu fatiar a Petrobras, vender as refinarias e, para atrair compradores, precisou aumentar os preços e aumentar as importações para dar garantias aos potenciais compradores.

Gabrielli afirma que é uma política equivocada, “pois o que temos que fazer é ampliar a capacidade de utilização das refinarias que estão funcionando abaixo de 60% e fazer com que o país produza mais derivados,  garantindo uma relação entre o preço doméstico e o tradicional.

Para Gabrielli não é preciso ajustar o preço do diesel todos os dias, como vem sendo feito, isto mostra  uma incapacidade de solução que interessa ao povo. Ele enfatiza que esta solução só interessa aos acionistas da Petrobras. Para o ex-governador Jaques Wagner “o único caminho para enfrentar este golpe sofisticado é a unidade em torno da candidatura Lula, pois é o único que tem capacidade para recolocar a economia deste país em ordem”.

Wagner reafirmou que o nome dele não está à disposição, pois, é “Lula até o dia sete de outubro. Mas ressaltou que isto não impede a gente de conversar com pessoas candidatas do campo nosso. Vamos continuar dialogando”. Em relação à questão da Petrobras, o ex-governador propôs que temos que voltar a campanha de 1950 “O Petróleo é Nosso, a Petrobras é Nossa”. Ele sugeriu também que a defesa da candidatura de Lula seja intensificada nos espaços institucionais e nas ruas “para a gente tensionar cada vez mais”.

O deputado federal Nelson Pelegrino falou que estamos firmes, pois não há outra alternativa que não seja Lula para retomarmos o crescimento e a redistribuição de renda. O deputado estadual Rosemberg Pinto destacou a participação no evento de outras forças progressistas, além do PT, no evento.  Já o presidente do PT de Salvador, Gilmar Santiago, frisou que mesmo num dia de poucos ônibus circulando a militância e dirigentes do PT e outros segmentos lotaram o auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

O ato nacional da pré-candidatura de Lula será em nove de junho em Belo Horizonte. Já o Congresso da Juventude do PT/Bahia será no dia 17 de junho.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
maio 2018
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031