Vestibular Unime - CopiaFoi realizado nas dependências do Conjunto Penal de Itabuna (CPI), mais um vestibular com internos que cumprem pena na unidade prisional. Os dois candidatos habilitados responderam questões das áreas Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação em busca do sonho de cursar o Ensino Superior.

O Conjunto Penal de Itabuna é administrado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e operacionalizado pela empresa Socializa.

Os vestibulandos concluíram o Ensino Médio no Colégio Estadual de Itabuna, que mantém um núcleo anexo no CPI. Os dois estão no regime semiaberto fazem parte dos diversos programas de ressocialização e remição de pena, a exemplo da própria escola e do trabalho na própria unidade.

Fizeram história

Em 2017 o CPI matriculou três internos no Ensino Superior, em cursos e faculdades de ponta no município. Com o ingresso na academia, a Justiça promoveu a progressão de regime dos três, que passaram do semiaberto ao regime aberto.

De acordo com o setor de ressocialização do Conjunto Penal, dois deles estão, inclusive, estagiando. O terceiro transferiu a matrícula para seu município de origem.

Além do Colégio Estadual de Itabuna, o CPI abriga uma escola municipal (Lourival Oliveira) e turmas do TOPA. O Núcleo de Ressocialização Sustentável conta com diversos cursos profissionalizantes, a exemplo de Corte e Costura, Serigrafia, Cabeleireira, fabricação de sandálias e artesanato, além de projetos como o de Remição da Pena pela Leitura e pelo Trabalho.