josiasO deputado federal Josias Gomes (PT-BA) contestou os supostos avanços anunciados pelo presidente Michel Temer, no balanço de dois anos do governo ilegítimo, completados no último sábado (12). Segundo ele, ao contrário do cenário positivo apresentado por Temer, o Brasil está mergulhado em uma grave crise econômica e social.

O governo ilegítimo de Temer ressalta como resultados positivos ações que envolvem programas e projetos que são marcas dos governos petistas de Lula e Dilma. Enquanto o balanço exalta o reajuste do Bolsa Família ‘esquece’ de mencionar os cortes do número de beneficiários.

Entre junho e julho do ano passado, 543 mil famílias foram retiradas do programa. Nesse ano, antes do anúncio do reajuste de 5,66% feito por Temer no dia 1º de maio, o Ministério do Desenvolvimento Social retirou mais 392 mil famílias do programa.

“No município de Novo Horizonte, na Bahia, por exemplo, das 3 mil famílias que recebiam o Bolsa Família cerca de mil foram retiradas do programa sem nenhuma justificativa”, denunciou Josias Gomes.

Sobre as inaugurações de trechos da transposição do rio São Francisco feitas por Temer, alardeadas no balanço de dois anos do governo ilegítimo, Josias Gomes ressalta que a suposta boa ação esconde retrocessos colocados em prática pelo presidente golpista.
“O povo do Nordeste sabe que a transposição do São Francisco foi idealizada por Lula, e feita durante o governo dele e da Dilma. Essas inaugurações fantoches do Temer, de algo que já estava praticamente pronto, não conferem a ele legitimidade para se apropriar dessa grandiosa obra. Principalmente ele, que deseja privatizar a Eletrobras e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), privatizando também o acesso à água, que é um bem caro ao povo nordestino”, critica Josias Gomes.