2018_05_10 - Missão ABDIB-LSE em Infraestrutura - Fonte ABDIB Oficial (2)O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), apresentou a expertise da Bahia em PPPs (Parceria Público Privado) e as oportunidades de investimento existentes no estado durante a 1ª Missão da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB-LSE), que ocorreu de 7 a 11 de maio em Londres. Hospital do Subúrbio, Metrô de Salvador e Itaipava Arena Fonte Nova foram alguns dos destaques.

Segundo Paulo Guimarães, superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, a apresentação gerou bastante interesse, principalmente pelo fato dos britânicos, tendo em vista sua iminente saída da União Europeia, estarem buscando ampliar sua atenção em mercados importantes e em expansão como o brasileiro. “Neste sentido, a solidez da gestão do Governo da Bahia, nossa experiência de sucesso em PPPs e nossa carteira de projetos colocam nosso estado na vanguarda para parcerias e investimentos com empresas e governo britânicos”, afirma.

O estado foi o quinto a legislar sobre o programa de PPP, a lei 9.290 foi criada em dezembro 2004. Atualmente, a Bahia tem seis projetos PPPs implementados e ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, ficando atrás somente de São Paulo (12) e Minas Gerais (10). “São mais de US$ 165 milhões por ano e mais de US$ 1,65 bilhão em investimentos no Hospital do Subúrbio, Diagnóstico de Imagem, Hospital de Infectologia, Emissário Submarino, Metrô de Salvador e Itaipava Arena Fonte Nova. A participação da Bahia neste evento em Londres prova que o Estado busca ampliar o investimento neste modelo bem sucedido de governança”, apontou Luiza Maia, titular da SDE.

As novas oportunidades apresentadas pela Bahia têm a chancela do sucesso  das PPPs já implantadas. Foram apresentados os projetos das Ferrovias de Integração Oeste-Leste e Centro Atlântica; tramo 3 da linha do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas; dois terminais para embarque de cargas minerais agrícolas no litoral norte de Ilhéus; terminais de uso privado no canal de Cotegipe no Porto de Aratu; os aeroportos de Conquista, Ilhéus e Porto Seguro; rodovia BA 052; novo terminal rodoviário de Salvador; Complexo de Convenções; VLT; Ponte Salvador-Itaparica; ampliação da transposição Santa helena – Joanes II e emissário Litoral Norte.