banco de sangueHá aproximadamente uma semana o Banco de sangue de Itabuna recebe pouquíssimos doadores dia. O movimento está longe do ideal para a manutenção do estoque regulador, onde seriam necessárias uma média de 60 doações por dia, para atender a demanda de todos os hospitais do município e das cidades circunvizinhas. Segundo o responsável pelo Serviço de Captação do Banco de Sangue, o enfermeiro Adelson Bispo, mais importante que doar sangue, é manter a regularidade dessa doação. “Hoje, durante as campanhas, um número expressivo de doadores comparece ao Banco de Sangue, mas essa doação precisa ser rotineira, precisamos criar nesse doador a consciência da importância da regularidade desse ato. O intervalo entre as doações é de dois meses para homens, e de três meses para as mulheres. Aumentar o número de doadores de repetição é o que fará com que, todos os dias, tenhamos um número de doações mais próximo do ideal”, ressaltou Adelson.

 

 

Todos os dias o Banco de Sangue recebe solicitações de hemocomponentes, sejam para suprir as necessidades de cirurgias eletivas, pacientes internados ou por conta de alguma demanda extra, geralmente causada por alguma emergência.
De acordo com a Coordenadora de Laboratório do serviço, a Biomédica Raquel Gois, cada doador é muito importante. “Precisamos diariamente de todos os tipos sanguíneos. Por isso, se você é doador e já está no prazo de doar novamente, compareça ao banco de sangue. Caso ainda não seja doador, encoraje-se! O seu ato de amor ao próximo nos ajuda a salvar vidas”, disse Raquel.