Prestação de serviço - controle de Pressão ArterialMapear o quadro clínico de seus beneficiários, monitorar riscos, promover educação em saúde e entender os cuidados efetivos necessários para a geração de qualidade de vida e bem estar. Estes foram os objetivos das mais de 4.300 ligações aos beneficiários do Planserv realizadas em março pela equipe do seu mais novo grande programa de prevenção, o “Sou + Saúde”, lançado há um mês.

Do total de atendimentos telefônicos, quase 1.400 foram concluídos com êxito, ou seja, a aplicação dos questionários e as dicas de saúde foram efetivas.  Contatos com usuários que não estavam em casa ou não tinham disponibilidade de tempo para responder no momento da primeira ligação serão retomados este mês.

Com o mesmo propósito, três encontros presenciais com beneficiários foram promovidos pelo Planserv nos últimos 30 dias. Outra forma que o plano encontrou para reunir informações de base para o programa foi por meio do seu novo aplicativo, que traz como destaque um teste de avaliação de hábitos de vida e estado de saúde. Após fornecer dados sobre hábitos alimentares, atividade física, peso, altura, tabagismo, pressão arterial, e doenças crônicas, o beneficiário recebe como retorno uma avaliação geral que indica se ele está bem ou como pode melhorar seu autocuidado. O app pode ser baixado na loja virtual Google Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones.

Satisfação – Para a beneficiária titular do Planserv, Zilene Oliveira de Macedo, as dicas de saúde recebidas já na primeira ligação telefônica foram valiosas. “Eu não sabia que tomar sol na região da barriga para absorver melhor a Vitamina D poderia ajudar no tratamento da minha osteopenia e da osteoporose do meu marido. Achei ótimo receber a ligação do Planserv”, avalia.

De acordo com a Coordenadora Geral da Assistência, Cristina Cardoso, além de promover educação em saúde, o Planserv está em busca de entender detalhadamente o que seus beneficiários realmente precisam. “Sabemos de antemão que o melhor a fazer é cuidar para que as pessoas não adoeçam, adoeçam menos ou adoeçam mais tarde. Priorizar a medicina preventiva tanto melhora a vida de quem se cuida quanto garante a sustentabilidade dos sistemas de saúde”, destaca a gestora.

Mais saúde – Além de otimizar o gerenciamento dos casos mais graves, facilitar o acompanhamento dos casos moderados e evitar o surgimento de doenças crônicas nos casos em que não há morbidade relacionada, o “Sou + Saúde” atua na perspectiva da saúde de forma ampliada e não simplesmente como ausência de doença. “O programa é voltado para todos os beneficiários do Planserv. Porém, adota abordagens diferenciadas de acordo com cada nível de intervenção. Os que possuem algum risco de saúde associado serão abordados mais vezes ao longo do ano”, detalha a Coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Beatriz Fauaze.

Segundo ela, além do telemonitoramento, o “Sou + Saúde” contempla ações coletivas como a execução de estações de cuidado. Nelas, uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, oferecem serviços de medição de pressão arterial, peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC) para averiguação de obesidade e sobrepeso, aplicação de testes, rodas de conversa, aulas de alongamento e degustação de alimentos saudáveis, entre outras. O Planserv vai divulgar em breve o novo calendário de encontros para os beneficiários.

“A finalidade de todas essas ações é promover a autoconsciência dos hábitos de vida dos participantes,  incentivar a mudança de hábitos não saudáveis e divulgar o programa”, afirma Beatriz. Os resultados do “Sou Mais Saúde” serão avaliados por meio de indicadores bem definidos, tais como controle de pressão arterial, colesterol e obesidade; redução do tabagismo e do sedentarismo; realização de mamografia; adesão ao médico de referência; redução de internações e satisfação do cliente.