maria fVítima de morte encefálica após sofrer uma queda durante um assalto na última quinta-feira (5), a família da Técnica de Enfermagem Maria Ferreira, de 51 anos, autorizou a doação de múltiplos órgãos. A cirurgia para captação foi realizada  no Centro Cirúrgico do Hospital Calixto Midlej Filho  pela equipe do médico Rodrigo Serapíão com a participação da  residência cirúrgica.

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Orgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) informou que além dos rins, fígado, coração córneas também foram doados a pacientes em filas de espera.

De acordo com coordenadora do  CIHDOTT, a enfermeira Patrícia Betyar Santos,  o primeiro receptor da fila de doações dos Rins foi identificado aqui mesmo na nossa região, no município de Jequié. Ele recebeu o órgão doado, durante cirurgia realizada no centro cirúrgico  do Calixto na tarde de domingo.  “Os outros órgãos foram levados em um jatinho para a Central de Orgãos em Salvador e foram destinados a pacientes que também estão na lista de espera da Central de Transplantes”, explicou Patrícia.

A atitude dos familiares em atender um pedido da técnica de enfermagem Maria Ferreira ajudou a salvar seis vidas.  “ A colaboradora irá continuar viva em nossos corações e nos receptores contemplados com o gesto de amor que é a doação, 06 pessoas ganharão a oportunidade de continuar vivendo”, pontuou a coordenadora do CIHDOTT, Patricia Betyar.