santa casa itabunaSerá apresentada nesta quinta-feira (05) a campanha Itabuna: morte zero por infarto – Programa de Diagnóstico e Logística Integrada para Tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Sob a responsabilidade direta do Serviço da Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o iniciativa é referenciada pelo Programa LATIN (Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto) e Itabuna é a primeira na Bahia e a segunda cidade do Nordeste em implantação. O lançamento será no auditório da SCMI, às 19 horas, e contará com a presença do Diretor Técnico do Programa, Dr. Roberto Botelho, presidente da ITMS Brasil, uma das idealizadoras do projeto, ao lado da Lumen Foundation e da Medtronic.

A campanha Itabuna: morte zero por infarto, que tem início imediato, utilizará dispositivos de telecomunicação, integrados a softwares e base de dados, para conectar as unidades de emergência e serviços de transporte ao Centro de tratamento. “Teremos comunicação direta entre a Emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Monte Cristo e o Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho e o SAMU de Itabuna, interligados ao serviço da Hemodinâmica da SCMI, que atuará como central de tratamento para infarto para 100% dos casos diagnosticados como emergência” declarou o médico Coordenador do Serviço Hemodinâmica da SCMI, o cardiologista Gláucio Werneck.

Até o dia 05, todos os softwares estarão instalados nas Unidades de Emergência e as equipes treinadas para operar em modalidade de telemedicina. Para todos os casos de suspeita de infarto que chegarem às Emergências citadas, o Programa Latin garantirá aos socorristas transmitir em tempo real o ECG e outros dados médicos. Um cardiologista da hemodinâmica da Santa Casa faz a leitura e fornece um diagnóstico preciso e todas as recomendações de tratamento pré-hospitalar. Ao mesmo tempo, a equipe do SAMU é acionada e providencia a remoção do paciente com transferência imediata para o Hospital Calixto Midlej Filho, onde funciona o serviço da Hemodinâmica da SCMI e onde será iniciado o tratamento.

“Para o Infarto, o tempo de diagnóstico e intervenção é fundamental para determinar o grau de severidade e complicações do paciente. O que torna este programa fantástico é a possibilidade de encurtar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, minimizando os riscos de sequelas e óbito”, declarou Dr. Gláucio. O Programa funcionará para pacientes SUS e Convênio e o acesso será feito obrigatoriamente pelas portas de entradas já em funcionamento na cidade. Atualmente previsto para atender exclusivamente a pacientes de Itabuna, a iniciativa poderá, em breve, ser ampliada para outras cidades da região.

Para o Provedor da Santa Casa, o médico Eric Júnior, com o Programa a instituição alia uma medicina de vanguarda a melhor tecnologia proporcionando saúde com qualidade, segurança e conforto aos pacientes. “Sabemos que ter um atendimento mais efetivo e com uma avaliação mais minuciosa na emergência, certamente, ajuda a salvar vidas, e é isto que o Programa LATIN vem permitindo a pacientes de diversos estados brasileiros que já tiveram o programa implementado”.

Sobre A LATIN

A LATIN é um projeto de pesquisa real de cinco anos, desenvolvido na Colômbia e no Brasil, que envolve 250 centros para demonstrar o potencial existente de expansão ao acesso à tecnologia que salva vidas.