Etapa escolar da conferència estadual pelo meio ambiente no CEEP Litoral Sul (8)As escolas estaduais da capital e do interior estão realizando, durante esta semana, a culminância da etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – As escolas da Bahia cuidando das águas”, que será realizada de 7 a 9 de maio, em Salvador. No Centro Estadual de Educação Profissional do Litoral Sul II, em Itabuna , a culminância teve como temática ‘Percebendo a água em suas múltiplas dimensões e suas implicações no projeto de vida de cada indivíduo’, mobilizando mais de 300 estudantes. As atividades envolveram a disciplina ‘Projeto de Vida’, que propõe o desenvolvimento de tarefas que beneficiem a vida pessoal e tenham relação com a futura profissão de cada um.

O professor Adelson Menezes falou sobre a importância desta iniciativa no âmbito escolar. “Já trabalhávamos com o Juventude em Ação e com a chegada da Conferência achamos interessante também discutir a importância da água. Foram duas semanas de debates onde foram desenvolvidos projetos para os alunos apresentassem nesta culminância. A partir de agora, enviaremos um relatório para a Conferência Estadual e os alunos ainda continuarão aperfeiçoando os trabalhos durante o ano letivo dentro da disciplina ‘Projeto de Vida’”, salientou.

Etapa escolar da conferència estadual pelo meio ambiente no CEEP Litoral Sul (1) O estudante Alan Santos, 15 anos, do curso técnico de nível médio em Desenho da Construção Civil, explicou como desenvolveu o trabalho. “Fizemos uma maquete que simula um protótipo para retirada de lixo, tratamento da água e sua distribuição. É uma proposta tecnológica e futurista em que estamos pensando mais para frente mesmo”, destacou. Alan ressaltou a importância da temática. “É uma forma de contribuir para a formação de profissionais mais comprometidos e conscientes”, disse.

Segundo a estudante do curso técnico de nível médio em Logística, Evely Santos, 16, a temática mobiliza muitas pessoas por ser uma preocupação universal. “Sempre temos que enfatizar que a água é vida e precisamos sempre estar atentos à sua preservação. No meu grupo, apresentamos a importância da tensão superficial da água, que devido à poluição, está prejudicando muitos insetos e animais que dependem dela para se locomover. É um desequilíbrio da natureza que pode nos prejudicar futuramente”, contou.