Catedral de São Sebastião. foto Clodoaldo Ribeiro (12)Vida, calvário, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Durante a Semana Santa, a representação dos últimos dias de Jesus Cristo na terra é celebrada com devoção. Além do momento de reflexão, a celebração da Semana Santa é um dos principais atrativos turísticos de Ilhéus, aponta a secretaria municipal de Turismo (Setur). A forte tradição religiosa dos católicos baianos contará com várias celebrações até o próximo domingo, que registra a ressurreição de Cristo para os devotos durante as comemorações da Páscoa.  “É no interior que se vê a força das tradições católicas – costumes preservados desde a época do período colonial. Aqui em Ilhéus, me reencontro, me fortaleço e recarrego as energias”, disse a professora e devota, Maria Acácia.

A fala, da professora aposentada, de Brasília, que já está na cdade, é a mesma de outras centenas de fiéis que visitarão Ilhéus no feriado religioso. Eles buscam, nessa data, o contato direto com o divino e não se cansam de acompanhar o ritual religioso em procissões luminosas por ruas e vielas estreitas das cidades históricas, ao som de cânticos intercalados pelas badaladas dos sinos das igrejas barrocas. Todas as igrejas católicas celebram os mesmos ritos, em exceção as programações inclusas por cada paróquia. No último domingo, 25, à noite, a Catedral de São Sebastião, por exemplo, celebrou a Benção e Procissão dos Ramos.

Programação A Paróquia São Jorge realiza na quarta-feira (28), às 17 e 19 horas, a Missa e Procissão, respectivamente. Na quinta-feira (29), a Catedral de São Sebastião festeja a partir das 12 horas, a Adoração do Santíssimo Sacramento. Já às 19 horas, Missa. Após a Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 22 horas.

Na sexta-feira (30), ponto forte da festividade religiosa, Celebração da Paixão de Cristo, com missa na Catedral, a partir das 16 horas. A Procissão com o Senhor Morto sairá a partir das 18 horas. Também na Catedral, será realizada uma Vigília Pascal, sábado (31), a partir das 19 horas. Para encerrar a programação, o domingo, 1º abril, contará com três momentos especiais. A Missa da Páscoa da Ressurreição do Senhor acontece na Catedral de Ilhéus, a partir das 08h30min. Às 17 horas, na Igreja Matriz São Jorge e às 19, retorna para a Catedral de São Sebastião.

Ocupação hoteleira – Neste período, a rede hoteleira do município se aproximou dos 100% de ocupação. O hotel Canabrava Resort, por exemplo, está com 95 por cento de ocupação e conta com uma programação especial: as crianças vão poder desfrutar de brincadeiras como “Caça ao ovo de páscoa”, gincanas e teatro voltado para os pequenos. Já os adultos, terão, no sábado, o jantar da páscoa, além de apresentações de teatro também.

No hotel Jardim Atlântico Beach Resort, a supervisora de reservas Tais Costa, disse que o resort está com 100 por cento de seus leitos ocupados e que também conta com programação especial voltada às crianças. “Elas vão poder se divertir com a presença do ‘Coelhinho da Páscoa, um dos principais símbolos pascais, no café da manhã e oficinas de artesanato durante os dias”, informa. Já os adultos, acrescenta Tais, “poderão desfrutar de música ao vivo, bingo dançante (que inclui as crianças) e aulas especiais de hidroginástica”.

A agente de reservas, Ana Pessoa, do Hotel Aldeia da Praia, disse que estão com 80 por cento de suas vagas ocupadas e sua programação para o fim de semana, conta com atividades de esporte e lazer para as crianças e som ao vivo, na noite de sábado. Já o Opaba Hotel está com 100 por cento de ocupação para este fim de semana, “mas por ser um hotel coorporativo, não conta com programações especiais”, frisou Thiago Barbosa, assistente de reservas. Ele acredita que o lazer principal dos hospedes se encontra na praia exclusiva do hotel, além de uma piscina ampla no terceiro andar do prédio.

O assistente considera ainda que mesmo em finais de semana sem feriados, o hotel tem contado com sua ocupação acima de 50 por cento. Todos os hotéis citam que a baixa temporada já está chegando, mas que por Ilhéus ser um destino voltado para o descanso, chama atenção por sua beleza natural, as programações exclusivas para hospedes são para acrescentar no lazer e entreter a criançada. Outras informações sobre a programação podem ser encontradas no site oficial da Paróquia São Jorge em https://www. paroquiasaojorgeilheus.com.br/ exibir/118