Páscoa- Doação de SangueO Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna iniciou  uma campanha de doação de sangue para a Páscoa. Com o slogan “Nessa Páscoa Adoce a Vida de Alguém, Doe sangue”, a ação tem como propósito formar um estoque estratégico de plasma, hemácias e plaquetas, uma vez que as transfusões diminuem neste período devido ao feriado prolongado da Semana Santa.

A campanha surge em meio a uma queda de quase 50% no número de doações. De acordo com a Bioquímica responsável pelo laboratório do Banco de Sangue, Raquel Góes, a média diária de doadores necessários para manter o estoque em segurança, é de 70 doadores dia. “Desde a semana passada essa demanda caiu. Estamos recebendo uma média de 30 a 35 doadores  dia. E com a chegada do feriado estamos preocupados. Então solicitamos a população que compareça ao Banco de Sangue e nos ajude a manter o  nosso estoque de sangue”, explicou a bioquímica.

Para impulsionar a campanha que vai até o dia 31 de março, o Banco de Sangue irá realizar o dia D de mobilização. “No dia 29 (quinta-feira) estaremos funcionando no horário das 7 horas as 17horas. Os doadores que comparecerem neste dia, além de estarem ajudando a salvar vidas, receberá uma simbólica lembrança do Banco de Sangue”, explicou o coordenador do Banco de Sangue, Adelson Bispo.

Onde doar

Para ser doador basta se dirigir até o  Banco de Sangue  localizado em um anexo ao lado do Hospital Calixto Midlej Filho . A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Critérios da Doação

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.