dsdn 1Daniel Thame

Quem comumente trabalha como desenvolvedor de games independentes, necessitando só de um bom laptop na mão, uma internet razoável e muita criatividade, passando a realizar suas tarefas independente de sua localização física no mundo. O baiano Daniel Silveira, o Daniel SND, como é conhecido no meio dos jogos eletrônicos, de apenas 28 anos, mostra que o mundo não tem fronteiras.
Atualmente com residência permanente, em Vancouver – Canadá, reduziu todos os objetos acumulados nos últimos oito anos, em duas malas, uma de objetos pessoais e outra com equipamentos, e partiu com sua namorada em de fevereiro deste ano, com planos de percorrer diversos países, levando consigo a obstinação de quem sempre soube onde quer chegar.
dsdn 2Daniel, que nasceu em Salvador, trabalhou na TV Educativa fazendo vinhetas, após se formar em Publicidade e Propaganda (UNIFAS), buscou investir no seu grande sonho em Vancouver, onde obteve o diploma em animação 3D e efeitos visuais, direcionado para cinema e televisão na Vancouver Film School e o mestrado em Mídias Digitais no Centre for Digital Media – Vancouver BC).

 

 

Daniel conta que sempre gostou de jogos eletrônicos, desde muito pequeno, visto por fotos e passados por sua mãe, Adalgiza Silveira, e antes mesmo de ser alfabetizado, jogava pressionando seu corpo no controle do Atari, por não ter forças ainda para manusear a alavanca, mas nunca pensou nisso como carreira que pudesse seguir. Segundo ele, era algo que estava fora da sua realidade como brasileiro na época, por não haver nomes ou empresas reconhecidas na área até então.
A vontade de apreender modelagem 3D, após concluir faculdade em Salvador, o fez buscar uma oportunidade no Canadá. “Já tendo terminado o curso de animação 3D, comecei a usar o meu conhecimento para modificar um game que jogava muito, o Dungeon Defenders, e postar no comentários do jogo, conta

 

“Um dia recebi uma ligação da empresa criadora do jogo, na pessoa do seu presidente, me oferecendo um freelance para animar o trailer do Dungeon Defebders 2. Foi o meu primeiro trabalho profissional com jogos eletrônicos, o que me fez perceber que esse hobby poderia ser de fato uma carreira”, revela.

PIONERISMO BRASILEIRO NA NITENDO

dan gameA criação do Rocket Fist começou ainda no mestrado. Daniel continuou no desenvolvimento do game e, com o lançamento para a Nintendo Switch, se tornou um sucesso tanto de vendas quanto de crítica.

 

Com sua empresa, a Bitten Toast Games, Daniel Silveira se tornou o primeiro brasileiro a criar um game para a Nintendo Switch, o novo console da Nintendo de videogames. “Para mim, dividir a plataforma de games com Mário, que marcou a minha infância, é um sentimento fantástico. Nunca imaginei que algo assim fosse possível”, conta emocionado. Daniel explica que a sua criação, o Rocket Fist , é basicamente uma queimada (baleado) misturado com sinuca e seus ricochetes entre robôs. Só que, ao invés de bola, os robôs tem que pegar e arremessar que pode sair ricocheteando nas paredes do cenário “punhos -foguetes”, tradução do nome do game para o português.
“É o jogo perfeito para jogar no sofá com amigos, o que faz muito sentido para a Nintendo Switch, que é tão focado em poder jogar com outras pessoas a qualquer momento em qualquer lugar”, diz.

NÔMADE DIGITAL

Como para sua empresa não importa de fato onde está situada. Daniel só necessita abrir seu laptop e ter uma conexão com a internet, e muita criatividade para poder trabalhar e lançar seu jogos. No primeiro dia de fevereiro deste ano partiu com sua namorada mundo afora, tentando a vida como nômade digital iniciando na Europa ocidental, em Portugal, Espanha, Bulgária, Itália, Turquia, entre outros países, tendo previsão de retorno em fevereiro de 2019. “Vivendo desta forma não somente vou poder ter novas experiências como conhecer o mundo. Eu sonho apenas em poder continuar fazendo o que faço e continuar colhendo os resultados do meu trabalho”, diz.