Terminal de Integração de Pituaçu. fotos Mateus Pereira/GOVBA

Infraestrutura completa em 42.900 metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviços, e acessibilidade total. Assim é o novo Terminal de Ônibus de Pituaçu, inaugurado na manhã desta sexta-feira (23), pelo governador Rui Costa. O equipamento, que contou com um investimento de 81 milhões, está localizado na marginal da Paralela, entre as avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e São Rafael.

“Esse equipamento muda a acessibilidade das pessoas. O que queremos é facilitar a vida do povo de Salvador e do entorno. Além das seis linhas metropolitanas de ônibus já existentes, que fazem o trajeto via orla, e que terão este terminal como destino final, vamos acrescentar novas linhas, vindas de Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé, via BR-324, que passarão pela Avenida Gal Costa, para chegar até aqui”, explicou o governador.

ter 2

Rui também destacou outros benefícios que o novo terminal traz à população. “Quero registrar que esses terminais estão gerando emprego. Aqui no de Pituaçu, por exemplo, várias lojas já estão funcionando, oferecendo oportunidades de trabalho para os baianos”.

O novo terminal complementa a série de medidas tomadas pelo Governo do Estado para otimizar a mobilidade urbana em Salvador, e se soma às linhas 1 e 2 do metrô, às respectivas passarelas e estações, bem como às novas avenidas inauguradas, a exemplo da Via Barradão e da Linha Azul.

Terminal de Integração de Pituaçu. fotos Mateus Pereira/GOVBA“A cada dia avançamos com um equipamento novo em mobilidade na capital. Esse que estamos inaugurando hoje é um dos principais, pois ao se integrar ao sistema metropolitano, ele possibilita uma mudança total no comportamento da população de Salvador e da região metropolitana”, afirmou a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira.

Estrutura

No terminal, que possui 25 baias para ônibus, irão circular, de imediato, linhas metropolitanas, como a 849 URB (Vilas de Abrantes), 857 URB (Arembepe) e 860I (Portão via Pinto de Aguiar), e, num segundo momento, linhas urbanas. O equipamento tem capacidade para a circulação de 280 mil passageiros por dia e até 175 coletivos por hora. Os usuários poderão contar com elevadores, escadas rolantes, rampas, passarelas, piso tátil, sala de primeiros socorros, dentre outros.

Terminal de Integração de Pituaçu. fotos Mateus Pereira/GOVBA“Esse terminal tem a função de congregar todos os passageiros que vêm das linhas urbanas e metropolitanas para a Estação de Metrô de Pituaçu, da Linha 2”, explicou Luis Valença, diretor-geral da CCR, empresa que gere o sistema metroviário.

A variedade de lojas contempla a parte de alimentação e de serviços. Uma clínica, com 22 especialidades médicas, também está situada no local. Toda a área será coberta por rondas constantes, efetuadas por agentes de atendimento e segurança, além de 139 câmeras, supervisionadas pelo Centro de Controle Operacional.

Inicialmente, o terminal vai funcionar das 5h às 22h30, mas, quando as linhas que rodam apenas na capital passarem a entrar no equipamento, o horário será estendido, indo de 4h30 às 00h30.

Estação Aeroporto

Na ocasião, o governador Rui Costa falou sobre a inauguração da Estação Aeroporto do metrô. “No próximo dia 14 de abril, iremos entregar a estação aeroporto, já com o funcionamento dos ônibus especiais gratuitos, bate e volta, para o aeroporto. Lá, também teremos um terminal de ônibus, para integrar os passageiros de Camaçari e de Lauro de Freitas. Com isso, vamos dar rapidez ao deslocamento das pessoas, com conforto e segurança. Com certeza, com todos esses investimentos que o Governo está fazendo, Salvador terá a melhor mobilidade urbana do Brasil”, afirmou.