itabuna card 2Um dos grandes benefícios para os trabalhadores, o vale-transporte foi criado há 20 anos e no início era facultativo, mas depois sua concessão passou a ser obrigatória. Na época foram feitas pesquisas que mostravam a dificuldade dos trabalhadores de baixa renda com os custos do transporte casa x trabalho x casa, no decorrer do mês, que em alguns casos chegavam a ter 31% de seu salário comprometidos com o transporte.

Instituído o benefício do vale-transporte, o percentual de contribuição do empregado, passou a ser 6% e o empregador assumiu o restante, garantindo com isso, a assiduidade do funcionário.

Entre as vantagens para as empresas que fornecem o vale-transporte estão  o controle do benefício, o que gera economia; não tem natureza salarial, nem se incorpora à remuneração; isenção fiscal;  facilidade nos processos de compra de créditos; possibilidade de limitar a quantidade de créditos para os dias efetivamente trabalhados; garantia do uso do benefício do vale-transporte dentro da sua real função; e acompanhamento de saldo dos cartões ativos.

O benefício também amplia a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores, já que os ônibus passam a circular com menos dinheiro em espécie. Além disso, se os cartões forem extraviados ou roubados o usuário poderá bloquear imediatamente o cartão e solicitar uma segunda via, com todos os créditos do cartão são transferidos para o novo.

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna dispões de um serviço de atendimento as empresas (indústria, comércio, prestação de serviços, etc.) e também aos autônomos, agilizando o fornecimento do vale-transporte, também chamado de smart card.  Maiores informações sobre a concessão do vale-transporte podem ser obtidas através do telefone (73) 3215 1655, ou na sede da AETU, na avenida Amália Amado (em frente à Estação Rodoviária de Itabuna), que funciona das 7:00 às 17:00 horas, sem interrupção no horário de almoço.