Prefeito assina ordem de serviço para início das obras da Policlínica - Secom Clodoaldo Ribeiro (1)As obras de reforma e adequações da Policlínica Halil Medauar, no bairro da Conquista, que em abril passa a funcionar como unidade de Pronto Atendimento 24 horas, serão iniciadas já nesta quinta-feira (22). Hoje (21) pela manhã, o prefeito Mário Alexandre assinou Ordem de Serviço para início dos trabalhos de recuperação da infraestrutura do prédio. Participaram do ato, o presidente da Câmara, Lukas Paiva, e os vereadores Gil Gomes e Paulo Carqueija, além da deputada estadual Ângela Sousa, secretários municipais e pacientes que estavam sendo atendidos na unidade.

De acordo com o prefeito, os atendimentos clínicos e odontológicos que até então vinham sendo oferecidos na unidade, passarão a ser ofertados em um imóvel alugado na avenida Itabuna, próximo ao prédio da maçonaria, a partir de 1º de março. Quando concluída a reforma, o novo PA 24 horas vai oferecer atendimento de Urgência (parte superior) e Emergência (térreo), com capacidade de acompanhamento de 150 pacientes por dia.

Prefeito assina ordem de serviço para início das obras da Policlínica - Secom Clodoaldo Ribeiro (3)Este será o quarto PA 24h montado pela Prefeitura desde o fechamento do Hospital Regional, que entrará em reforma. Além do PA da Conquista – previsto para funcionar na primeira semana de abril – outros, em funcionamento, estão localizados no bairro do Malhado (Coci), centro (Hospital São José) e zona sul (antiga Climedi). Após a reforma, a estrutura do Hospital Regional vai abrigar o primeiro hospital Materno-Infantil de alta complexidade do município, com uma UTI neonatal.

Hernani Sá também entra em reforma – “Estamos avançando. Estou otimista de que após 20 anos de abandono da saúde pública vamos restabelecer a dignidade do setor”, disse Mário Alexandre, durante o ato de assinatura da reforma. Além da Policlínica da Conquista, o prefeito também assinou a autorização para a reforma do Posto de Saúde do bairro Hernani Sá, na zona sul. “A cada 60 dias quero estar entregando duas reformas na saúde”, estabeleceu como meta.

O prefeito destacou ainda como fundamental a parceria estabelecida entre a Prefeitura e o Governo da Bahia para melhorar a saúde pública de Ilhéus. Juntos, foram anunciados investimentos estaduais na ordem de R$ 15 milhões para auxiliar a reestruturação da saúde do município de Ilhéus, uma reivindicação do prefeito de Ilhéus ao governador Rui Costa. Mas com recursos próprios, a Prefeitura também vai reformar 10 postos de saúde e acaba de contratar 20 médicos para atendimento nas Unidades Básicas e no Programa Saúde da Família. (fotos Clodoaldo Ribeiro/Secom Ilhéus)