DSCN2749“Há mais de 10 anos não vou a um médico”. Essa foi a fala de dona Júlia Oliveira, primeira moradora do bairro Bananeira a ser atendida no Mutirão Santa Casa nos Bairros. O evento foi realizado no sábado (03), na Escola Ação e Cidadania, e alcançou 450 atendimentos, dentre os quais 137 consultas médicas. A iniciativa foi a primeira edição do projeto Santa Casa nos Bairros, projeto da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que pretende alcançar outros 10 bairros da cidade até o mês de dezembro.

Sobre os serviços médicos, a comunidade que compareceu ao local foi assistida por sete médicos nas especialidades de Pediatria, Clínica Geral, Cirurgia Geral e Cardiologia, com realização de eletrocardiograma. Paralelo aos atendimentos, uma Feira de Saúde disponibilizou para a população atendimentos em Nutrição e Fisioterapia, além de orientação em saúde nas áreas de Oncologia, Banco de Leite, Banco de Sangue, Nefrologia e Doação de Órgãos, Parto Adequado. “Tivemos uma média de 200 atendimentos na Feira de saúde, além dos testes rápidos realizados pelo Cerpat”.

A iniciativa contou ainda com um Espaço Kids, coordenado pela Psicóloga Carolina Cavalcante, que gerou atendimento a 52 crianças. “Tivemos nossos voluntários apoiando a Oficina de Desenho e a Contação de História, que teve a participação especial de Ciça Contadora de História e da Big Folia”, declarou Carolina.

DSCN2750Um dos moradores atendidos foi Balbino dos Santos, que buscava atendimento com o cardiologista, enalteceu a iniciativa da Santa Casa. “É muito difícil conseguir vaga para cardiologista, mas hoje saio daqui feliz. Agradeço a vocês da Santa Casa por isso que estão fazendo aqui”, disse seu Balbino emocionado.

Idealizado pelo provedor Eric Júnior, o projeto Santa Casa nos Bairros mantém proposta colaborativa e integradora, sendo executado somente a partir do envolvimentos de voluntários da Santa Casa, líderes comunitários, empresários locais, poder público, profissionais liberais e, principalmente a comunidade. “Agradeço a cada um que acreditou no projeto e fez com que ele saísse de plano para realidade. O objetivo foi alcançado: fizemos o bem e lançamos o modelo para as próximas edições, tendo sempre como base a doação de tempo, respeito e saúde”, disse o Provedor Eric Junior.