Divulgação (1)

Vinte jovens que se destacaram na edição do Desafios Bahia Hackathon, nas categorias mobilidade e intermediação de mão de obra, realizada dentro da Campus Party Bahia, em agosto do ano passado, embarcaram nesta terça-feira (30) para São Paulo, onde participam da edição nacional da maior experiência tecnológica do mundo. Vencedores do hackathon baiano, os jovens estudantes vão tentar repetir a fórmula de sucesso em São Paulo, ganhando um desafio a nível nacional, com apoio do Governo do Estado, através das secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Os dois projetos vencedores, na ocasião, foram o aplicativo BusApp, na categoria mobilidade, dos estudantes Diego Leite, Jonata Weber, Dilan Nery, Igor Pereira e Calebe Oliveira; e a plataforma Emprega, na categoria intermediação de mão de obra, de Ana Amélia Campos dos Anjos, Ícaro Ariel Carneiro Leite, José Diôgo da Silva Carneiro, Juliana de Carvalho Santana e Kevin Oliveira da Silva. Os projetos classificados em segundo e terceiro lugar, de cada categoria, Move e GoBahia (Mobilidade) e Vagas Fácil e Bahia Empregos (Trabalho), respectivamente, também foram premiados, conforme regulamento.

A iniciativa será acompanhada de perto pelo secretário e chefe de Gabinete da Secti, Vivaldo Mendonça e Rodrigo Hita, respectivamente. Também presente à edição nacional da Campus Party, o coordenador do Desafios Bahia Hackathon, Sócrates Santana, explica que além de executar as maratonas de programação, a Secti busca acompanhar cada talento descoberto com a expectativa de transformar suas ideias em soluções para o setor público ou negócios para a iniciativa privada. “Participar de um hackathon pode ser o primeiro passo para criar uma empresa de inovação”, destaca.

Vencedora na categoria trabalho, a soteropolitana Ana Amélia conta que a expectativa é grande. “Estamos nos ajustando sobre participação em desafios. Eu, particularmente, estou focada nos workshops e palestras sobre educação, inovação e empreendedorismo, muito por conta do MBA que ganhei na premiação do Hackathon Desafios Bahia”. Para Juliana Santana, estudante de Sistemas de Informação da Uneb, também ganhadora do desafio baiano, a agenda da Campus promete muita coisa boa. “Espero agregar bastante conhecimento. Como equipe, estamos pesquisando e analisando os desafios e hackathons da CPBR”.