forum 3

A ampliação do Fórum de Itabuna, no sul da Bahia, foi entregue à população na tarde desta segunda-feira (29). O governador Rui Costa participou da solenidade de inauguração ao lado da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Maria do Socorro Barreto Santiago.

“Acho que nunca foi tão necessário reafirmar algo que está escrito na Constituição que é a independência e a importância entre os poderes. Por isso fiz questão de estar aqui. Parabenizo a desembargadora Maria do Socorro, que essa semana encerra o mandato e entrega novas instalações confortáveis, que darão condições aos juízes e aos advogados de exercer a nossa justiça”, declarou o governador.

forum 1“Hoje venho entregar pessoalmente a reforma do Fórum de Itabuna e o Centro Judiciário de Solução [Cejus]. A cidade já merecia instalações mais dignas para a casa da Justiça”, afirmou a presidente do TJBA.

O Módulo II abrigará todas as varas previstas na Lei de Organização Judiciária (LOJ). No total, são seis pavimentos, sendo três subsolos de garagem e outros três que abrigam as funções jurisdicionais. Os 6.041,32 metros quadrados de área construída estão integrados ao Módulo I, que possui 2.926,40 metros quadrados.

Com isso, o fórum passa a ter capacidade para abrigar todas as varas previstas na Lei de Organização e Divisão Judiciária da Bahia. Antes, a presidente visitou Ilhéus, onde inaugurou uma unidade dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejuscs).

oabA juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, titular da Vara da Infância e Juventude, ficará responsável pela coordenação da unidade, que vai oferecer aos cidadãos orientação jurídica e promover a mediação de conflitos. O presidente da OAB Itabuna, Edmilton Carneiro, também participou da solenidade e disse que a construção do novo Fórum é fruto de mobilização de toda a comunidade, “um espaço que facilita a atuação dos advogados e agiliza o funcionamento do Judiciário”.

A presidente do TJB também participou do lançamento da pedra fundamental do novo fórum de Ilhéus. O prédio será construído em terreno de 12 mil m² doados pelo Município, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e ao colégio modelo Luís Eduardo Magalhães.