hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Idade não é desculpa! Conheça dicas de lazer para idosos e saia da rotina

Foto Pixabay Idade-nao-e-desculpa-confira-dicas-de-lazer-para-idosos-01

Já faz muitos anos que a ideia de que a terceira idade se resume a tricô e TV está ultrapassada. Com o aumento progressivo da expectativa de vida do brasileiro, as pessoas com mais de 60 anos estão preocupadas com a qualidade de vida e não abrem mão de se divertir. Existem muitas opções de lazer para idosos, o importante é manter a vitalidade e cuidar do corpo e da mente. Com isso, é só se preparar para curtir a vida sem pensar nos anos que já passaram e continuar colecionando lembranças.

O lazer pode ser encontrado em qualquer lugar e sem a necessidade de gastos mirabolantes. São parques, cursos, espaços culturais, cinemas e bares que não devem ser deixados de lado só porque a idade chegou. A boa notícia é que, além de os próprios idosos estarem em busca de uma vida recheada de amigos, risadas e saúde, existem muitos empreendimentos que também se adaptaram a essa nova realidade e se esforçam para receber com todo o preparo esses novos consumidores. Em geral, são pessoas com sede de viver, poder aquisitivo e ansiosas por novidades. Por isso, não há desculpas: o mundo está cheio de opções! Ficou interessado? Quer dicas de lazer para idosos para aproveitar tudo o que a vida oferece? Confira o nosso post!

Atividades físicas são opção de lazer para idosos

Se você passou dos 60 e acha que o esporte não pode mais fazer nada por você, está enganado. Estudos comprovam que é possível ganhar resistência e massa muscular mesmo na melhor idade. Com os avanços da medicina e as melhores condições de saúde, as possibilidades de incluir os exercícios físicos na rotina diária aumentaram muito.

 

As atividades físicas são capazes de melhorar os principais problemas que as pessoas enfrentam com o avanço da idade, como artrite, hipertensão, osteoporose e doenças cardíacas. Além disso, o esporte também melhora a disposição, diminui as chances de ter insônia e é determinante no bom humor. Por isso, se você ainda não comprou um par de tênis, é bom ir pensando nisso.

 

Mas não adianta você se preparar para correr no parque sem nenhuma supervisão. É importante procurar um médico e se assegurar de que sua saúde está em ordem para evitar dores musculares e até fraturas. Com o aval do profissional de sua confiança, cuidado e apoio especializado, basta escolher as atividades mais prazerosas para você.

 

Uma dica que melhora a saúde e a autoestima é a dança. Além de ajudar no reflexo e na coordenação motora, a dança estimula o contato com outras pessoas e pode ser aquele momento relaxante do final do dia. Atualmente, existem academias especializadas em aulas para a terceira idade, mas você pode escolher turmas mistas, se a ideia lhe agradar mais.

 

A hidroginástica e a natação também são atividades indicadas para pessoas idosas. Os exercícios são leves e ainda melhoram o sistema respiratório, que merece uma atenção redobrada nessa etapa da vida. O baixo impacto da água também ajuda a prevenir lesões, ou seja, são só vantagens!

 

Existem esportes também que não exigem que você pague uma mensalidade. Corrida e caminhada podem ser feitos em qualquer lugar e melhoram o equilíbrio e a musculatura. Outra ideia é adquirir uma bicicleta e começar com passeios curtos pela vizinhança.

 

O esporte melhora a saúde e a vitalidade, mas os benefícios vão além. O exercício físico age contra a depressão, estimula a interação com outras pessoas e pode ser muito relaxante. Vale a pena dedicar um tempinho do seu dia para cuidar do corpo, não vale?

 

Eventos culturais ajudam a sair da rotina

Se você quer se divertir e alimentar a alma, uma ideia são os eventos culturais que acontecem por todo o Brasil. Exposições, shows, mostras e peças teatrais são programas que podem ser feitos a sós ou em grupo e ainda são puro conhecimento!

 

Procure na sua cidade a programação de cada mês e anote na agenda os eventos que mais combinam com a sua personalidade. Se você passou a juventude indo a shows de rock, por que não pode continuar aproveitando? Conheça as novas bandas da cidade, converse com outras pessoas e troque informações. Vai ser divertido e você ainda vai aprender sobre o que tem acontecido na cidade.

 

Muitos espaços culturais também dispõem de área de bistrô, café ou bar. Aproveite para conferir uma exposição fotográfica e depois esticar o programa para um drink ou um aperitivo.

 

Encontrar os amigos é programa para a vida toda

Não dá para reclamar de solidão quando nós mesmos não procuramos por nossos amigos, não é? Que tal passar a tarde jogando conversa fora com seu grupo de amigos que você não fala há tempos?

 

A correria do dia a dia e as responsabilidades acabam afastando as pessoas, por isso, é bom se esforçar para manter as amizades e estreitar os laços. Você pode combinar de se encontrarem em algum lugar que traga boas lembranças ou até preparar um churrasco na casa de um dos membros do grupo. Aproveite esse momento para esquecer da vida e rir até a madrugada chegar.

 

Ficar só é saudável e necessário em alguns momentos, mas estar em companhia de amigos ou pessoas queridas é primordial para uma vida plena e feliz. Pegue o telefone e marque aquele encontro que não sai há tempos. Sua sanidade agradece.

 

Imóveis também se preparam para receber idosos

O setor de construção civil também tem se preparado para receber os idosos. Para atender às necessidades desses consumidores, os imóveis são projetados para garantir a segurança e a integridade do novo morador, evitando degraus altos ou até excluindo as escadas, por exemplo. Muitas casas em Curitiba já estão adaptadas e a procura por esses imóveis é grande, já que muitos idosos querem manter a independência e preferem morar sozinhos, sem filhos ou cuidadores.

 

Existem também alguns condomínios que se adaptaram para receber os idosos com todo o preparo. A área de lazer pode incluir piscina para exercícios, área para caminhada e até cuidadores à disposição 24 horas. Mesmo que não sejam exclusivos para a terceira idade, muitas casas em condomínio fechado em Curitiba estão aptas a abrigar um idoso com segurança.

 

Os imóveis adaptados são uma realidade para quem tem procura morar em um lugar seguro e com infraestrutura direcionada ao morador. Na hora de buscar apartamentos em Curitiba, foque nas áreas de convivência e procure aquele que melhor se adapta ao seu estilo de vida, sem comprometer sua saúde física e mental.

 

E você, tem mais dicas de lazer para idosos? Qual dessas ideias que citamos combina mais com você? Deixe seu comentário e compartilhe suas histórias com a gente!

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
janeiro 2018
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031