hanna thame fisioterapia animal
prefeitura itabuna coronavirus 155 bom petiscos livros do thame

A busca incessante da beleza

Claudia  Gregori

 

claudia gregoriEstamos num momento da sociedade em que as pessoas estão numa busca incessante da beleza. Seja em academias , cirurgias plásticas e, claro , um sorriso bonito . Temos que concordar que o sorriso bonito é um cartão de visitas ,  uma exigência da sociedade e está cada vez mais acessível.

Já não aceitamos mais sorrisos desalinhados, amarelados e desdentados . Além da estética pensamos logo em saúde. Uma aparência saudável, bonita e jovem tornou-se o desejo de muitas pessoas . Dentes brancos , bonitos e harmônicos sinalizam boa saúde .

Os recursos são inúmeros e a estética é uma das áreas mais abrangentes da odontologia , pois envolve diversas especialidades , tais como dentística restauradora, ortodontia , prótese ,implantodontia e outras

Técnicas restauradoras e protéticas  modernas visam além da reabilitação da função mastigatória , a recuperação da estética .

As antigas restaurações em amálgama  cumpriram sua função em uma época em que as resinas não apresentavam a qualidade que hoje possuem. As restaurações de amálgama além de trincarem os dentes pela alteração da temperatura intrabucal , necessitavam de grandes preparos , liberavam mercúrio e em inúmeros casos permitiam a infiltração marginal provocando cárie embaixo das mesmas. As resinas  são mais exigentes quanto à técnica , mas em tudo  superam o amálgama. O antigo desgaste superficial que as resinas possuíam , já não se justificam , pois são insignificantes e as possibilidades de reconstrução dental são inúmeras.

Os clareamentos dentais  provocavam grande sensibilidade na maioria dos casos , mas atualmente evoluíram e com o acréscimo de dessensibilizantes potentes , a sensibilidade quase não ocorre.

As coroas em cerâmica podem em áreas estéticas serem  confeccionadas totalmente em cerâmica , sem o metal subjacente , são as chamadas Corias de Metal Free e disso advieram as facetas em cerâmica, que recobrem apenas parte dos dentes anteriores e as lentes de contato . As lentes de contato  nada mais são do que laminados finíssimos de cerâmica, colados sobre os dentes .

Os implantes possuem a grande função  de repor dentes perdidos . As restrições são mínimas , devendo ser apenas avaliada  a  saúde geral do paciente . Não existe rejeição do implante , apenas a não osseointegração , que é a integração  do implante ao osso.

E inúmeros outros recursos como plastia gengival , ortodontia , cirurgia ortognática , botox…Cabe ao cirurgião dentista avaliar e planejar o melhor tratamento para chegar o mais próximo possível dos anseios do paciente , buscando o equilíbrio das necessidades estéticas  , os requisitos funcionais  e manter as características individuais de cada um  , a qualidade e garantia em todos os procedimentos .

A Dra. Cláudia Gregori   é cirurgiã dentista formada pela  UNICAMP, com especialização na Universidade de São Paulo

 

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
janeiro 2018
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031