TALA poética de três estudantes de Itabuna deverá ganhar destaque em um livro de antologia poética a ser publicado pela Vivara Editora. Eles estão entre os 250 selecionados de todo o país, por meio do Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2018. Os estudantes Artur de Jesus Almeida e Cristiane Sousa dos Santos estudam no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II e Bruna Santos Novais de Souza estuda no Colégio Estadual Presidente Médici e concorreram com 2.320 escritores de todo o Brasil.

Artur foi classificado pela poesia “Transmutação mental”, Bruna pela poesia “Metamorfose” e Cristiane, pela poesia “Menina”. Segundo o professor Adelson Menezes, que coordena o projeto de leitura e produção textual intitulado “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola”, ao qual os estudantes estão envolvidos, as poesias foram avalidas por uma comissão julgadora, com amplo conhecimento e experiência em Literatura, que consideraram, dentre outros critérios, a originalidade e a linguagem poética.

TAL – Com o objetivo de fomentar a arte poética e a literatura entre os estudantes da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado desenvolve o projeto estruturante Tempos de Arte Literária (TAL). O TAL reafirma a experiência literária, a criatividade, a consciência crítica e social dos estudantes, além de exaltar a diversidade literária e cultural do Estado. Entre as produções, os estudantes apresentam narrativas, poemas, cordéis, crônicas, prosas, contos, cartas literárias e textos ficcionais, abordando temas dos mais diversos. O TAL acontece por etapas, primeiro nas escolas, depois os estudantes passam pelas seletivas escolares e territoriais até chegar na culminância, que acontece no Encontro Estudantil da Rede Estadual.