gasUma operação da Polícia Civil de Itabuna serviu para coibir a venda ilegal de botijão de GLP, o gás de cozinha. A ação ocorreu em diversos bairros da cidade, tendo resultado na apreensão de cerca de 180 botijões.  Eles estavam sendo vendidos clandestinamente, já que os estabelecimentos não tinha autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além disso, em muitos locais estavam armazenados de maneira irregular, colocando em risco a segurança da população.

O delegado regional André Aragão, titular da 6ª Coorpin, disse que algumas pessoas tinham 40 botijões dentro de casa e podiam estar cometendo crime contra a economia popular. “Não houve prisões. A maioria não é criminosa, tendo sido intimada a prestar esclarecimentos.”.  Para ele, é necessário, ao buscar uma fonte alternativa de renda, que as pessoas se conscientizem de que a lei precisa ser cumprida. O delegado disse ainda que, a partir dos depoimentos, a Polícia Civil pretende chegar às empresas fornecedoras.

Elas serão cobradas quanto às exigências legais da ANP para a comercialização de botijões de gás de cozinha, principalmente quanto às medidas de segurança.  O delegado explicou que, em caso de reincidência, aqueles que foram apanhados vendendo botijões de GLP sem cumprir as normas da ANP podem até ser presos em flagrante e responder a processo criminal. “Na primeira fase fizemos um trabalho que pode ser considerado educativo”.