Andrea Spier

andrea FTCAtualmente a sociedade moderna prima por um corpo bronzeado, pelo menos a grande maioria das mulheres faz questão de mostrar um corpo dourado e a famosa “marquinha” advindos da exposição ao sol. Entretanto, o que é bonito, pode ser tornar um problema, já que a classe médica é unânime em alertar sobre os malefícios que essa exposição pode causar através das radiações solares.

Mais precisamente os raios solares UV ultrapassam a epiderme e chegam à derme comprometendo a hidratação e a nutrição celular prejudicando a sustentação e elasticidade da pele. Lembrando que o efeito do sol na pele é cumulativo, podendo causar o câncer de pele e reduzir o sistema antioxidante ou seja, o sistema de defesa das células.

Para prevenir o processo de foto envelhecimento precoce e doenças causadas pelo sol, usamos os protetores solares, mas o que muitas pessoas não sabem é que o consumo dos alimentos chamados fotoprotetores em quantidades adequadas podem contribuir e muito para retardar esses processos. Esses alimentos tem a capacidade de contribuir com substâncias antioxidantes ajudando na reparação celular, podemos citar como exemplos a vitamina C, E, os carotenoides, flavonoides, entre outros que podem ser incluídos facilmente na nossa rotina alimentar.

frutas pele 2As frutas cítricas como morango, acerola e a laranja são boas fontes de vitamina C, e podem ser consumidas nos lanches ou como sobremesa,  essa vitamina é de total importância já que atua diretamente na síntese do colágeno que quando ausente acaba resultando nas temidas rugas; excelente protetor celular, a  vitamina E  protege as células da degeneração e pode ser  encontrada nos cereais integrais, nas castanhas (castanha do Pará, nozes, amêndoas, etc…), manteiga, ovos e óleos vegetais.

Já as substâncias como os carotenoides são uma classe de compostos encontrados nos alimentos conferindo proteção ao material genético celular, ou seja, prevenindo a pele de possíveis doenças, estes, estão presentes nos alimentos de cor alaranjado e verde- escuros como a cenoura, abóbora, batata-doce, manga, couve, espinafre e salsa; o licopeno que também faz parte desse grupo é um composto que acelera o processo do bronzeamento, protege a pele dos raios solares  e evita a vermelhidão, sendo alimentos fonte os de cor vermelha como  a goiaba, a melancia e o tomate, este último para melhor absorção deve passar pelo aquecimento e consumido com uma fonte de gordura de boa qualidade como o azeite de oliva, então a dica é preparar seu molho de tomate em casa !!!

Outros alimentos fotoprotetores de grande importância são o cacau a  linhaça e o chá verde.  Vale ressaltar que o consumo dos alimentos citados para ação de fotoproteção deve ser contínuo, como vimos todos eles são naturais, de fácil acesso podendo fazer parte da nossa alimentação no dia-a-dia, além de contribuir também para outras funções importantes do nosso organismo. Espero ter ajudado nas escolhas para nutrir a sua pele!!  Um abraço bem nutrido!

 

Andrea Spier  é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Saúde Pública e

Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna