DSC_0422A Secretaria da Educação do Estado está realizando, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, o I Seminário Territorial de Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun. O objetivo do encontro é discutir com os integrantes do setor produtivo, educadores e estudantes as demandas para ofertas de cursos no território e a qualificação do ensino.  A abertura do evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

 

Para Pinheiro as parcerias com as universidades e institutos técnicos são fundamentais no processo de expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. “Temos que trazer o ensino superior e cursos técnicos federais para o nosso contexto. Utilizar o conhecimento de forma que possamos qualificar o ensino, propondo novas formas metodológicas e de avaliação dentro das escolas, valorizando o indivíduo e suas competências, além da sua identidade cultural,” enfatizou. O secretário ainda afirmou que “a ideia é termos pelo menos um curso técnico ofertado nos 417 municípios”.

 

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que os seminários visam ampliar este debate com os diferentes atores sociais para a oferta de cursos cada vez mais alinhada às demandas territoriais. “Estamos iniciando esses seminários, que serão realizados nos 27 Territórios de Identidade, com o objetivo de qualificar os cursos existentes e dialogar com as prefeituras e instituições federais as possibilidades de criação de novas ofertas, sempre avaliando e analisando as necessidades de cada localidade e sua cultura econômica, integrando a escola e a sociedade,” destacou.

 

O estudante do 4° ano, Vinícius Silva, do curso técnico de nível médio em Guia de Turismo, falou sobre a importância da oferta de cursos que possam valorizar as demandas locais. “Este direcionamento é fundamental para que tenhamos sucesso em nossa profissão. Antes tínhamos cursos que nada tinham a ver com nossa região e fecharam. Agora com cursos que valorizam o chocolate e o turismo, por exemplo, nos sentimos mais representados,” contou.

 

Escritórios criativos – Durante o seminário, a Secretaria da Educação do Estado assinou um protocolo de intenções para a criação de escritórios criativos em parceria com o SEBRAE. A ideia dos escritórios criativos é de articular as universidades, com os Centros de Educação Profissional e o SEBRAE para atender demandas de empresas, comunidades e dos próprios estudantes por produtos e serviços nos 27 territórios de identidade da Bahia.

 

Para tanto, explica o superintendente Durval Libânio, serão criadas nos centros de Educação Profissional e Tecnológica empresas juniores para prestar serviços diversos. “Cada escritório contará com um técnico do programa Primeiro Emprego e dois estagiários do Mais Futuro para atendimento ao público e será coordenado pelo vice do mundo do trabalho. Também será paradeiro do projeto Agenda Territorial Bahia da Secretaria de Planejamento do Estado”, destacou .