santa mutCom três serviços montados no 13º Mutirão do Diabetes, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou em torno de 1000 atendimentos à população que compareceu à Praça Rio Cachoeira no último sábado (25). No Circuito do maior Mutirão de Diabetes do mundo, a maior Santa Casa do interior do Norte e Nordeste ofertou atendimentos em Saúde da Mulher, Cardiologia e na Unidade de Emergência. O evento foi realizado pelo Hospital de Olhos Beira Rio, ONG Unidos pelo Diabetes e Asssociação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA).

Durante o evento, a equipe de emergência realizou 47 atendimentos, todos eles de baixa complexidade, tendo havido somente uma transferência para Unidade Hospitalar. No stand central da Feira de Saúde, cerca de 30 voluntários dos Hospitais Calixto Midlej, São Lucas, Manoel Novaes, entre médicos, enfermeiros e equipe de apoio, garantiram um atendimento humanizado e com foco no público feminino. Ali foram garantidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial, consulta com obstetra e orientação com ginecologista. As grávidas em especial, encaminhadas para atendimento em um anexo no LAP, contaram com a pré-consulta com acompanhamento dos batimentos cardíacos  do feto e consulta médica com exame de ultrassonografia.

O momento foi especial e emocionante para as mamães, a exemplo da gestante Maria Soraia Cândida moradora do bairro Santa Inês que foi para a consulta acompanhada da filha mais velha, a pequena Amanda Cândida de 5 anos, que pela primeira vez pôde ouvir os batimentos cardíacos do seu irmãozinho. “Estou agradecida e emocionada, pois além de receber as orientações médicas necessárias para uma gestação tranquila, realizei a ultrassonografia e fui bem atendida por toda a equipe. Também me emocionei muito ao ouvir, ao lado da minha filha, os batimentos do coraçãozinho do meu segundo filho”, declarou Maria Soraia.

Atendimento cardiológico

Já no interior do Hospital de Olhos Beira Rio, onde eram atendidos somente pacientes com diabetes, os serviços prosseguiram na Unidade Coronariana do Mutirão do Diabetes. Médicos e enfermeiros da Santa Casa e outros cardiologistas de Itabuna realizaram cerca de 400 atendimentos, além do trabalho de orientação médica.

Para o provedor da Santa Casa de Itabuna, o médico Eric Júnior, abraçar a causa   contra o Diabetes fortaleceu o trabalho social desenvolvido pela instituição. “Ajudar o próximo e de forma tão eficiente e humanizada é  sempre a nossa intenção, então a Santa Casa não poderia ficar de fora de um evento como este. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Dr. Rafael Andrade pelo convite e por nos proporcionar a oportunidade de ampliar os nossos serviços à comunidade. O evento foi sem sombras de dúvidas mais um marco para a saúde da nossa região”, concluiu.

Homenagem

Na solenidade de abertura do evento, o provedor da Santa Casa, Dr. Eric Júnior prestou uma homenagem ao idealizador do Mutirão, Dr. Rafael Andrade. A ele foi entregue a escultura Cidadão Grapiúna Contra o Diabetes produzida exclusivamente para o evento pelo artesão e artista plástico regional, Souza.