fidelO legado deixado por Fidel Castro, morto em novembro de 2016, será reverenciado com uma sessão especial em homenagem póstuma ao líder da Revolução Cubana nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa da Bahia. A Casa Legislativa também sediou, durante esta semana, a Exposição Fidel é Fidel, com 17 registros históricos feitos pelo fotógrafo Roberto Chile.

De acordo com o proponente das atividades, deputado Marcelino Galo (PT), o “legado de uma das principais referências da Esquerda no mundo, da luta por uma sociedade mais justa, fraterna, sem desigualdades e contra a opressão capitalista, precisa ser revisitado, fortalecido e celebrado por todos aqueles que acreditam ser possível outro modelo de desenvolvimento”. Para Galo, um desses legados está na saúde, onde Cuba ostenta um dos melhores sistemas de atenção primária do mundo. Na Bahia, 843 médicos cubanos atuam em 315 municípios cuidando da atenção básica e preventiva pelo programa Mais Médicos, implementado no governo da presidente Dilma Rousseff.

“Essa será uma atividade histórica, de importante reflexão sobre a conjuntura política atual, de golpes e avanço do fascismo no Brasil e no mundo, e como o legado do líder da Revolução Cubana, o comandante Fidel Castro, que sempre cultivou muito carinho e boas relações com a Bahia, ainda é um farol a lançar luz sobre as trevas do desmonte e do capitalismo selvagem, que exclui e mata milhões de pessoas no mundo”, enfatiza o parlamentar, recordando que a Assembleia Legislativa baiana se posicionou contra o bloqueio econômico imposto à Ilha Caribenha pelos EUA em 1962.

Já confirmaram presença na solenidade Rolando Gomes Gonzáles, representante de negócios de Cuba no Brasil, Cônsules de Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Grécia, a senadora Lídice da Mata, Ivone de Sousa, da Associação José Martí, e um grupo de quinze médicos cubanos do programa Mais Médicos. Ainda são esperadas as presenças de lideranças políticas, de movimentos sociais e estudantis.