Santa Casa aderiu ao Novembro Azul pela prevenção (4)No ano 100, a Santa Casa de Misericórdia desencadeou uma série de ações de promoção à saúde e a participação no Mutirão do Diabetes está sendo considerado um marco nesta nova fase. A parceria foi alinhada entre os médicos e gestores Dr. Rafael Andrade, do Hospital de Olhos Beira Rio, e Dr. Eric Ettinger Júnior, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “A maior Santa Casa do interior do Norte e Nordeste no maior Mutirão do Diabetes do mundo – esta é uma aliança que já deu certo com benefício direto para a população assistida”, declarou o provedor Eric Júnior.
Em anos anteriores, a Santa Casa participava do Mutirão do Diabetes de forma setorializada, a exemplo da atuação do Serviço de Nefrologia, Programa de Residência e Laboratório. Muitos dos serviços médicos seguem sendo prestados, sendo que, este ano, a participação ganha engajamento institucional. Outro diferencial foi a oportunidade de atuar diretamente para o tema central do Mutirão: a Mulher e o Diabetes.

Equipe do Hospital São Lucas - Santa CasaAssim, a participação da Santa Casa de Itabuna no Mutirão do Diabetes 2017 se dará em três frentes, sendo a mais ampla delas o stand central na Feira de Saúde para acolhimento à mulheres gestantes diabéticas, mulheres gestantes em geral, e mulheres em período fértil. Os outros dois eixos de atuação serão com uma Unidade de Atendimento médico exclusivo para consultas de mulheres gestantes com diabetes, e uma Unidade de Pronto-Socorro para os casos de emergência registrados no circuito do Mutirão.

A participação da Santa Casa no Mutirão integra as ações do Novembro Azul da instituição que este ano trabalha a prevenção a Diabetes e ao Câncer de Próstata. O Mutirão do Diabetes é uma realização da ONG Unidos pelo Diabetes, Hospital de Olhos Beira Rio e ASDITA. O evento acontece no dia 25 de novembro, das 8 às 13 horas, na Praça Rio Cachoeira.

Mais prevenção

Neste 14 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, o Serviço de Medicina do Trabalho da Santa Casa de Itabuna promove uma ação integrada para 100% dos funcionários da instituição diagnosticados com Diabetes. Segundo a enfermeira Sara Lemos, haverá atendimento médico, atendimento com nutricionista e palestras de orientação. A ação integra a Programação do Novembro Azul na Santa Casa de Itabuna.