hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Artes & Artistas

 

Juraci Masiero Pozzobon

Morenu, arte e cirurgia

arte j 4

Gustavo Rincón Moreno, artisticamente “Morenu”. Nasceu em Cali, Colômbia. Filho de Adiela e Gustavo, enfermeira e  cirurgião dentista respectivamente. Morenu começou a frequentar escola desde cedo aos 5 anos de idade já começava suas primeiras linhas artísticas, ganhava de seu pai cera de modelar e criava seus personagens com perfeição, foi ali que descobriu a primeiras paixão, a escultura. Em 1978, aos 9 anos de idade começou o ensino médio no Instituto Técnico Industrial (ITI, na cidade de Armênia, Colômbia), começando formação em desenho técnico e posteriormente em fundição de metais, criando as primeiras esculturas em alumínio e bronze através da técnica “cera perdida”.

arte j 2Por problemas respiratórios teve que desistir desse curso e foi terminar o seu ensino médio no Colégio Jorge Isaacs, onde conheceu o grande mestre da  da pintura colombiana Abiezer Agudelo, que na época iniciava sua carreira artística. Desse recebeu grande incentivo no desenho e na pintura. Entre 1985 e 1989 fez oficinas com também renomados mestres Alejandro Obregón, Leonel Gongora, Jim Amaral e Maria de La Paz Jamillo. Em 1986 Morenu iniciou os estudos de medicina na Universidade Del Quindío. Fez especialização no Rio de Janeiro em cirurgia plástica, como forma de aliar suas duas paixões: a arte e a medicina.

Atualmente Morenu um artista multimídia, transitando entre a pintura, escultura, instalações, fotografias e vídeos. Participando de exposições nacionais e internacionais, Morenu é mordaz em suas críticas na arte, na política e na sociedade.

21616125_10155518484856147_2860544738231183523_nMorenu trabalhou diversos materiais na pintura e desenho: pastel seco, carvão, grafite, aquarela, óleo e hoje trabalha com técnica mista e materiais não convencionais na pintura, como o silicone. Após cursar cinco semestres de licenciatura em artes visuais na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, transferiu-se para o curso de bacharelado em Artes Visuais na Universidade de Brasília – UNB – realizou residência na artista na Dacia Gallery em New York em 2014. Em 2004 obteve o primeiro lugar em pintura na primeira Olimpíada Nacional de Talentos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com a obra “Mentiras Vespertinas”.

Hoje apresentamos sua nova poética chamada “Feridas Urbanas” onde representações de fragmentos de pele humana com diversas feridas (arma de fogo, facadas, traumatismos contundentes), inseridas em fundos abstratos estilisticamente expressionistas, chamam a atenção do público para o sofrimento da sociedade brasileira, gerado por violência doméstica, estupros, balas perdidas, latrocínios e assaltos e homofobia. Com esta poética, Morenu pretende sensibilizar a sociedade, resgatando a memória das vítimas, para não se tornarem mais uma simples estatística, As feridas urbanas após tratamento podem sanar, porém a ferida psicológica deixada na vítima e na sociedade custará a sarar.

arte j 5

                                                                Juraci Masiero Pozzobon é artista plástica e ativista cultural

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

One Response to “Artes & Artistas”

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2017
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930