A Editus – editora da UESC, está entre os finalistas do Prêmio IPL Retratos da Leitura – 2017, na categoria Cadeia Produtiva, com o projeto ‘’No caminho tem um livro’’. Lançada em 2015, a ação visa levar mais leitura ao transporte público. Os ônibus que fazem as linhas Itabuna/Salobrinho, Itabuna/Ilhéus e os que transportam os servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz, receberam bolsões especiais onde as publicações são colocadas. O passageiro escolhe se quer ler no ônibus ou levar o título para casa, mas com o compromisso de devolvê-lo após a leitura.

O Prêmio IPL – Retratos da Leitura, foi criado pelo Instituto Pró-Livro – IPL, que é uma (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com o intuito de fomentar a leitura, na busca por tornar o Brasil um país de leitores e amantes dos livros.

O projeto “No Caminho tem um Livro”, desenvolvido por meio de um convênio de cooperação técnica com a Rota Transportes, tem como base a noção de que a leitura é de suma importância para uma formação cidadã, uma vez que possibilita a construção de conhecimento, transporta os leitores para novas realidades, e promove a inserção de sujeitos críticos na sociedade, por permitir o contato com textos produzidos por diferentes pessoas em épocas e contextos distintos. Vale ressaltar, que além do projeto ‘’No caminho tem um livro’’ a Editus promove diversas outras iniciativas de fomento à leitura, como o projeto ‘’Um lugar para Ler’’.