Resgatar sorrisos e chamar a atenção para a importância da saúde bucal para a qualidade de vida do indivíduo. Com esses objetivos, e levando em conta o conceito de saúde da Organização Mundial da Saúde (“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”), o Conjunto Penal de Itabuna realiza, entre os dias 24 e 27, a sua 1ª Feira de Odontologia – Resgatando Sorrisos.

A ação é realizada pela empresa Socializa Brasil, que faz a administração do presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (Seap). A unidade já oferece o atendimento odontológico no dia a dia. Com a feira, o objetivo é realizar o atendimento concentrado de um maior número de internos, abrangendo diversas áreas.

Serão realizadas ações de educação para a higiene bucal (palestras com odontólogos e concluintes do curso de Odontologia da Unime), atendimentos preventivos (aplicação de flúor) e corretivos (intervenções como restaurações e até cirurgias), a fim de disseminar entre a população carcerária a necessidade de maior atenção com a saúde bucal. Ao final dos atendimentos todos receberão um kit com escova de dente, creme dental e enxaguante.

Dia do Dentista

Ao longo do evento, dois profissionais que já trabalham no Conjunto Penal farão os atendimentos. Além do consultório da unidade prisional, será utilizado um consultório móvel. A feira de odontologia ainda oferecerá, durante a triagem, teste rápido para detecção de HIV, com apoio psicológico, de assistência social e do corpo médico. A ideia da feira também é uma forma de comemorar o Dia Nacional do Dentista (25 de outubro).