Ilhéus sem Violência. foto Clodoaldo Ribeiro (5)Uma minicidade com suas particularidades no trânsito e equipes e estratégias de ações de policiamento ostensivo estão sendo expostos até hoje (20) no Batalhão de Polícia Militar (BPM) da Barra, em Ilhéus. No local, estudantes da rede pública ganham conhecimento sobre segurança, direitos, deveres e cidadania. Conhecem normas do trânsito e equipamentos utilizados pela Polícia Militar no combate à violência. “Sensacional ter vindo aqui”, resumiu Alex Pereira, estudantes da Escola Municipal da Barra do Itaípe. “Dá uma paz saber que estamos protegidos”, completou o colega Anderson Magalhães.

Todo este cenário de aprendizado faz parte do projeto Ilhéus Sem Violência. O objetivo do projeto é a promoção de ações efetivas de educação e conscientização para a valorização da vida e combate à violência no trânsito. Dentre as entidades que abraçaram o projeto estão: a Secretaria de Educação, a Guarda Civil Municipal de Ilhéus – GCMI, as Companhias Independentes de Policia Militar: 68ª, 69ª e 70ª (CIPM), o 2ª Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), PRF, órgãos de transporte, como Sutran e Detran, além da Defensoria Pública e outros instituições da sociedade civil.

Para a secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, a construção da cidadania plena passa pelo conhecimento teórico e prático que pode ser oferecido à juventude de Ilhéus. O professor Fábio Santos, diretor da Escola Municipal da Barra, destaca a mobilização de vários setores da sociedade em uma ação integrada em benefício da criança e mostra um olhar diferenciando para a educação. “Com ações teóricas e práticas, a criança interioriza melhor o seu papel social”, afirmou.

A sindicalista Enilda Mendonça, diretora do Sindicato dos Professores, assegura que o trabalho conjunto das instituições públicas e dos setores organizados da sociedade tem permitido levar para as crianças o processo de construção de educação para uma cidade mais segura. “Se a gente conseguir implantar a ideia da cidadania e da segurança, teremos uma geração melhor nos próximos anos”, avalia.

O comandante da PM na região sul, Coronel Teixeira, visitou esta amanhã a iniciativa. “O que vemos aqui é um misto de interesse com aprendizado. E isso muda a realidade das pessoas e o destino de uma comunidade”, afirmou. O comandante também elogiou a união de Prefeitura, Sindicato, Polícia Militar e outras instituições que desenvolvem o projeto. “Juntos podemos pensar e construir um futuro melhor para estas crianças”, afirmou. Coronel Teixeira anunciou que a Polícia Militar da Bahia já estuda a criação da Polícia Mirim em Ilhéus, por conta deste envolvimento dos setores organizados no combate à violência e no estímulo à cidadania plena.