Mais de 1,9 milhão de eleitores já fizeram o recadastramento biométrico, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Apesar de expressivo, o número ainda está abaixo da meta do TSE, que determinou a biometrização no estado de 3 milhões de eleitores até o fim deste ano.

O TRE continua alertando os eleitores para que compareçam, para não ter o título cancelado, sendo impedidos de participar das Eleições 2018. Além disso, o cidadão que tiver o título eleitoral cancelado estará sujeito a inúmeros prejuízos, a exemplo da perda de benefícios sociais. Também não poderá participar de concursos públicos, sofrerá restrições no CPF e será impedido de tirar passaporte. Na região sul do Estado, o recadastramento é obrigatório em Ilhéus, Itapebi e Itagimirim. E espontâneo em Itabuna e outros 10 municípios. A listagem está no site do TRE-BA, que relata ter sido grande o impulso da biometria neste ano, com a ambiciosa meta de recadastrar biometricamente 30% dos 10 milhões de eleitores baianos.

A Bahia é o segundo estado em número de eleitores biometrizados no ano. De acordo com o TSE, ela só fica atrás de São Paulo, que tem um eleitorado de 32.577.627 e estipulou como meta 6 milhões. Lá, 2.345.902 foram biometrizados em 2017.  Para facilitar o acesso dos eleitores e acelerar o procedimento, o TRE-BA firmou parcerias com o Governo do Estado e com diversas prefeituras, inclusive Ilhéus e Itabuna. (A Região)