sest cPara oferecer melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte e contribuir para um trânsito mais seguro, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), realizará nesta quinta-feira (05), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma ação com atendimentos gratuitos de saúde na BR 101 Km 503, destinada a caminhoneiros, a partir das 8h.

A ação faz parte do Programa da Confederação Nacional do Transporte (CNT-SEST SENAT) de Prevenção de Acidentes, Etapa Transportando Saúde nas Cidades. O objetivo  é contribuir para a prevenção de possíveis doenças e incentivar estes profissionais para a adoção de hábitos saudáveis objetivando melhores condições de saúde e de bem-estar, promovendo as especialidades de saúde oferecidas pelas Unidades Operacionais do SEST SENAT no Brasil.

Durante o evento os trabalhadores receberão dicas de: nutrição com orientações e dicas alternativas de alimentação saudável no contexto de trabalho do trabalhador do transporte e cálculo do IMC; psicologia com orientações em combate e prevenção ao uso de álcool, drogas e equivalentes, com o objetivo de precaver o uso de substâncias que comprometem a percepção, os reflexos e as habilidades do trabalhador; odontologia com orientações sobre higiene bucal com distribuição de kit de higiene bucal; fisioterapia com orientações sobre a boa postura corporal, a fim de prevenir e diminuir problemas na coluna.

Também serão oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação previdenciária com a equipe do INSS, distribuição de material para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes em parceria com a Secretaria de Proteção Social e Especial Média Complexidade Programa CRACK/Políticas sobre drogas da Prefeitura de Itabuna.

Essa atividade também acontecerá em Anápolis (GO), Arapiraca (AL), Barra Mansa (RJ), Cabo de Santo Agostinho (PE), Cariacica (ES), Chapecó (SC), Dourados (MS), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Natal (RN), Patos de Minas (MG), Picos (PI), Ponta Grossa (PR), Rondonópolis (MT), São Mateus (ES), São Gonçalo (RJ), Taubaté (SP), Três Lagoas (MS), Uruguaiana (RS), Vilhena (RO).

Neste ano, a ação já atendeu também motoristas de táxi e de transporte coletivo de passageiros. Somente no ano passado foram realizados 16 mil atendimentos. Ao todo 54  cidades serão atendidas.
Estatística

Uma pesquisa realizada pela CNT sobre o perfil dos caminhoneiros, mostra que devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde.

Segundo o levantamento, 20,5% dos caminhoneiros só procuram profissionais quando os sintomas da doença se agravam; 24% afirmaram utilizam ou já utilizaram medicamento controlado. Desse total, 57,7% para hipertensão e 14,5% para problemas de diabetes.

No entanto, 59,9% dos pesquisados disseram consumir bebida alcoólica apenas aos finais de semana. Sobre o uso de drogas, 45,6% afirmaram já ter recebido oferta de algum tipo de droga ou substâncias ilícitas e 12,1% chegaram a experimentar.

A pesquisa ouviu cerca de 1.066 caminhoneiros (autônomos e empregados de frota), em todas as regiões do Brasil.