2017-10-02-PHOTO-00000039A Secretaria da Educação do Estado realizou a aula inaugural do novo curso técnico de nível médio em agroecologia, que funcionará em regime de alternância. Com a presença de gestores e professores, a ação aconteceu simultaneamente nos locais de funcionamento do curso, nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional (Ceep e Cetep), localizados nos municípios de Arataca, Ipiaú e Wagner.

Neste primeiro momento, o curso beneficia 70 estudantes em cada município, dentre eles, integrantes de povos e comunidades tradicionais, como pescadores, marisqueiras e povos do campo. Os estudantes terão orientação qualificada de professores.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, explica que pelo regime de alternância, os estudantes ficarão 15 dias imersos nas atividades teóricas e práticas do curso e 15 dias voltarão para suas rotinas nas comunidades de origem. “O Estado criou todas as condições para implantar o regime de alternância, arcando com os custos de alimentação, hospedagem e deslocamento dos estudantes, na sua maioria vindos da zona rural”, afirma.

A estudante Natiene Souza Evangelista, 22 anos, moradora da zona rural da cidade de Bonito, é uma das beneficiadas pela nova oferta. Ela integra a turma do curso ofertado no Cetep da Chapada Diamantina, em Wagner. “Gosto muito dessa área e o curso vai me proporcionar mais conhecimento para poder ajudar a minha mãe, que é agricultora familiar, no desenvolvimento das atividades na nossa propriedade onde cultivamos café e mandioca”, revela.