ID 4Estudantes das redes públicas municipal e estadual de Itacaré participaram na manhã desta quarta-feira, na Colônia de Pesca Z-18, do lançamento do programa Identidade Jovem, o ID Jovem, um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada para pessoas de 15 e 29 anos em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Por considerar a importância do projeto e os benefícios que traz para os jovens da cidade, a Prefeitura de Itacaré resolveu aderir ao ID jovem e a meta agora é incentivar o maior número de pessoas dessa faixa etária para que possam fazer parte do programa.

Durante o lançamento do ID Jovem, o Consultor Nacional de Juventude, Laudécio Silva, falou como foi criado o programa, quais os benefícios que traz, esclareceu dúvidas dos participantes e explicou passo a passo sobre como realizar o cadastramento. O vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, falou da importância dos jovens estarem cada vez mais organizados e lutando pelos seus direitos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno, destacou a importância do programa, não somente para garantir o deslocamento dos jovens, como também por assegurar o desconto para acesso a eventos culturais e esportivos. O secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, reafirmou a luta que os jovens travam a cada dia pelos seus direitos e o ID Jovem é fruto dessas batalhas e uma demonstração da união e do empoderamento dessa geração. Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

Também são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.?? E depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. Esse benefício do ID Jovem vale para ônibus, trem e embarcação. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar os dados o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Emitir a ID Jovem é  fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet.

Há duas formas de se obter o cartão. Pela Internet, com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto. Pelo Aplicativo para smartphones basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.