hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Projeto Transformaê mobiliza estudantes para arte, esporte e inovação em Itabuna

ceep Itabuna

Um dia especial em mais de mil escolas estaduais da capital e do interior do estado. Nesta quinta-feira (21), o ensino formal deu lugar a 12 horas de atividades artísticas, esportivas culturais e de inovação, com a realização do ‘Transformaê – Virada Educacional Bahia’, um projeto do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Educação. Durante todo o dia, unidades de ensino abriram as portas para a comunidade, oferecendo uma nova maneira de aprender.

ceep itabuna 5
“Esse é um momento importantíssimo para a educação. O Transformaê é mais do que um movimento. Ele é um elemento capaz de unificar a cultura com a educação. É a identificação do cotidiano e das habilidades. É a possibilidade de juntar o conteúdo que cada um tem. Ao mesmo tempo, tenta sacudir a escola com conhecimento que vai compor a nossa caminhada“, afirmou o secretário Walter Pinheiro.

escola cultural 3

No Colégio Luís Eduardo Magalhães abriu as portas da unidade para a família e a comunidade participarem das atividades e brincadeiras interdisciplinares na área da dança, teatro, literatura e música. “E uma excelente atividade para difusão da cultura e de integração, num processo que fortalece a escola como agente transformadora”, diz a diretora Ednailza Carvalho. O estudante do Colégio Modelo de Itabuna, Matheus Saad, 16, do 1º ano do Ensino Médio, conta participou de várias atividades e parabeniza a escola pela programação diversificada. “ A escola está cumprindo o que prometeu. Também gostei da proposta da escola de revelar talentos de forma lúdica”, declara.

Ceep Itabuna 2

Já no  Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna, foram realizadas durante todo o dia palestras e aulas públicas com temas como gravidez na adolescência, escola e família, meditação e saúde, segurança alimentar, produtividade da lavoura cacaueira, dentre outras. Também aconteceram terá oficinas de artesanato, decoração de garrafas, escultura em frutas, dança, vôlei e futsal; além aferição de pressão arterial, glicemia, tipagem sanguínea e avaliação nutricional. “Trata-se de uma oportunidade de trocar experiências, mostrar na prática a aprendizagem em sala de aula e também prestar serviço à comunidade”, ressalta a diretora Josonita Marinho.

escola cultural 1

O Transformaê chegou à segunda edição com o tema ‘Tomando Partido da Escola’, que permite à Secretaria da Educação reafirmar a importância da escola enquanto local da formação humana, social, política e econômica dos sujeitos da aprendizagem. Isso favorece aos integrantes da comunidade escolar e local a realização de intervenções sociais no ambiente para a melhoria da convivência e da atuação de cada um dos sujeitos que compõem o universo educacional.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930